NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 22/3/2023 - 13:44

Portal de Notícias PJF | Prefeita participa do evento de abertura do curso "Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)" | PREFEITA - 22/3/2023

“É papel das políticas públicas democráticas provarem a equidade na sociedade, entre outras coisas, oferecendo a todas as crianças os mesmos direitos”. Essa foi a fala da prefeita Margarida Salomão na abertura do curso "Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)", realizada nesta terça-feira, 21, no Teatro Paschoal Carlos Magno.

O evento contou com o seminário “Leitura e Formação de Professores para a Primeira Infância”, ministrado pela professora doutora Suzana Lima Vargas do Prado (UFJF) e pelo professor doutor Jader Janer Moreira Lopes (UFJF/UFF). Além de ter uma apresentação poética do grupo Nzinga, formado por mulheres negras que pesquisam Nzinga Mbandi, rainha do reino de Matamba e personagem feminina da tradição africana e afro-brasileira.

Durante seu pronunciamento, a prefeita Margarida destacou o potencial que a Educação Infantil tem na vidas das pessoas:
“Neste momento em que eu vejo tantas colegas, professoras da Educação Infantil, fico profundamente revigorada e fortalecida por estarmos construindo uma cidade diferente, em que todas as crianças possam exercer o seu direito à infância, com todas as prerrogativas próprias, para que elas façam o seu trajeto na vida escolar da melhor maneira. E, se quiserem, estudarem na Universidade”.

Assista ao vídeo

Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), oferta, este ano, aos profissionais das escolas da Rede Municipal de Ensino e das instituições parceiras do município (Creches), o curso "Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)".

O LEEI é um curso de aperfeiçoamento de 120 horas, que será certificado pela UFMG. As 584 vagas foram destinadas às coordenadoras pedagógicas que realizam trabalho pedagógico com turmas de Educação Infantil, aos diretores e diretoras escolares, aos professores e professoras que atuam na Educação Infantil (puderam se inscrever professores referência I, referência II, educação física, sala de leitura, linguagens artísticas), às coordenadoras e professoras das creches parceiras do município e à equipe técnica que atua na SE.

A oferta do LEEI constitui uma política de formação da rede municipal e faz parte da implementação do currículo da rede e da proposta pedagógica do município, denominada "LêMundo". O objetivo do curso é oferecer subsídios teórico-práticos para o trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita em creches e pré-escolas.

De acordo com a secretária de Educação, Nádia Ribas, este “é um momento histórico na rede, porque o enfoque é a leitura e a escrita para bebês e crianças pequenas. É um curso muito potente, com um material de extrema qualidade que vai realizar uma capacitação, tanto teórica como prática, com os nossos profissionais da Educação Infantil. Com isso, reiteramos o nosso compromisso social  na defesa da Educação Infantil de qualidade em Juiz de Fora”.

O curso será ofertado na modalidade híbrida, à distância e presencialmente, com início nesta terça-feira, 21, e término previsto para dezembro deste ano. Os encontros síncronos (on-line ou presenciais) serão semanais, no período noturno. As atividades assíncronas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Foram disponibilizadas vagas para todas as creches parceiras e escolas da rede municipal que atendem à Educação Infantil.

Durante o evento, foi composta uma mesa com as autoridades presentes: a prefeita Margarida Salomão, a secretária de Educação, Nádia Ribas, o vereador João Vagner Antoniol (JF Câmara), a professora doutora Hilda Micarello (UFJF), Víviam Carvalho (Departamento de Educação Infantil) e Luciana Castro (Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação), da SE.

25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos