Na sexta-feira, 17, o Núcleo Permanente de Relações Étnico-Raciais (NPRERSE), instituído pela Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizou sua primeira reunião online.
No encontro, foram abordados temas como:
- Estudo do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
- Atribuições do núcleo enquanto articulador da realização das competências da Secretaria de Educação (SE) relacionadas à efetivação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na rede municipal.
- Proposição do estudo das Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o próximo encontro.
No evento inicial, houve a apresentação dos integrantes e suas funções na SE. A partir deste encontro, o grupo terá uma participação efetiva discutindo e agindo em ações importantes sobre as Relações Étnico-Raciais.
Outro destaque da reunião foi a necessidade de coleta e organização de dados da rede municipal, levando-se em conta os dois tópicos abaixo:
Realizar consultas junto às escolas, gerando relatório anual a respeito das ações de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Desenvolver cultura de autoavaliação das escolas e na gestão dos sistemas de ensino por meio de guias orientadores, com base em indicadores socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero, produzidos pelo INEP.
"A criação do NPRERSE é um marco para a SE. A luta antirracista e o fomento de políticas públicas nesta temática devem ser pauta de discussão em toda sociedade e, na educação, ela se torna imprescindível, na busca por uma sociedade mais equânime e igualitária", explica a gerente do Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando (DIAE), Ana Paula Xavier.
Para os próximos encontros, ficou decidido que será feita, pelos participantes, a leitura das Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e organização de um cronograma do Núcleo, categorizando as ações de curto, médio e longo prazo. A próxima reunião do grupo será no dia 3 de abril.