NOTÍCIAS: SESMAUR
JUIZ DE FORA - 21/3/2023 - 16:19

PJF tem programação especial do Dia Mundial da Água

Portal de Notícias PJF | PJF tem programação especial do Dia Mundial da Água | SESMAUR - 21/3/2023

Nesta quarta, 22, quando é celebrado o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugura duas importantes obras para reforçar o abastecimento da cidade, lança um programa de arborização urbana e reúne várias atividades de educação ambiental no Calçadão.

De 8h às 14h, em frente ao Cine Theatro Central, será realizada distribuição de mudas e cartilhas, com a presença da Capivara de Tróia, do Coral da Cesama e apresentação musical de Marcus Amaral e Adélia Prado.

Às 10h, a prefeita Margarida Salomão inaugura a quarta célula do reservatório Henrique de Novaes, além da elevatória de água e subadutora para abastecimento da região Nordeste. A nova célula tem capacidade para armazenar até cinco milhões de litros de água, aumentando em 33% o armazenamento total do complexo, que contará agora com 20 milhões de litros. Com isso, a operação do sistema da Cesama ficará mais flexível, principalmente nos períodos de calor mais intenso e de maior consumo, beneficiando toda a cidade. Já a estação elevatória vai reforçar o sistema da Região Nordeste do município, adicionando uma vazão de 20 litros por segundo ao sistema, auxiliando no transporte da água pelos trechos mais íngremes da área para atender aos bairros Bairu, Bandeirantes, Bom Clima, Quintas da Avenida, Nossa Senhora das Graças, Eldorado, Progresso, Marumbi e Santa Paula. Além dessa unidade, a companhia também implantou uma subadutora, com 1.700 metros de extensão, nas ruas Santa Terezinha, Alencar Tristão e adjacências, para dar mais agilidade ao sistema, permitindo que a água possa ser distribuída sem ter que passar pelo reservatório Henrique de Novaes.

Depois das inaugurações, haverá o lançamento oficial do programa Cultivar o Futuro, com o plantio de árvores na praça da Avenida Brasil, próxima à ponte do bairro Santa Terezinha. É uma iniciativa da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) e da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav). Serão 15 árvores plantadas semanalmente. Já receberam espécies as praças do bairro Grama, do Bandeirantes, do Marumbi, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Vitorino Braga, da Igreja Melquita, no bairro Santa Helena, e no canteiro central da Avenida dos Andradas. A arborização urbana tem o objetivo de melhorar a qualidade ambiental do município, tornar mais agradáveis e frescos os espaços públicos, contribuir para a estabilidade climática e ampliar a área de infiltração para as águas pluviais, minimizando os impactos no período de maior intensidade das chuvas.

As atividades integram a Semana da Água, que se encerra no próximo sábado, 25, com Parada Ambiental na Praça CEU, reunindo atividades de educação ambiental, distribuição de mudas e brindes.

Coordenados pela Sesmaur, contribuíram para esta edição do evento: Secretaria de Agricultura,  Agropecuária e Abastecimento (Seapa); Secretaria de Comunicação (Secom); Secretaria de Governo (SG); Secretaria de Educação (SE); Secretaria de Saúde (SS); Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Cesama; Demlurb; Empav; Funalfa; Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; Polícia Militar de Meio Ambiente; Comitê de Bacia Hidrográfica e Afluentes Mineiros dos rios Preto e Paraibuna; e empresas Arcelor Mittal, Flora Original, Hiperrol Embalagens, Mogico e Nexa.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais