NOTÍCIAS: SEDIC
JUIZ DE FORA - 13/3/2023 - 14:49

Programa “Capacita Moda” irá qualificar mulheres para indústria da confecção

Portal de Notícias PJF | Programa “Capacita Moda” irá qualificar mulheres para indústria da confecção | SEDIC - 13/3/2023

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou nesta segunda-feira, 13, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o projeto “Capacita Moda”, parte do programa “GerAÇÃO JF – Emprego, Renda e Negócios”. O objetivo é capacitar um grupo de 20 mulheres, com prioridade para aquelas atendidas pela Prefeitura de Juiz de Fora, e torná-las aptas a conseguirem uma vaga imediata na indústria de confecção. Confira aqui o edital completo.

O “Curso de Capacitação Profissional em Operação de Máquinas de Costura Industriais – Reta, Overlock, Galoneira e Travet” será a primeira atividade do Capacita Moda na cidade, realizado através do Senai e organizado pela Casa da Mulher. O curso irá capacitar e qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social do município, com o intuito de geração de emprego.

Mulheres interessadas em participar podem se inscrever de 13 a 30 de março, na sede da Casa da Mulher da Prefeitura de Juiz de Fora, localizada na Rua Garibaldi Campinhos, 169, Bairro Vitorino Braga, de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 16 horas. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17 horas, no Senai. O curso acontece de 3 de abril a 15 de maio de 2023.

“A inclusão das mulheres em situação de violência no mercado de trabalho é uma grande demanda que temos na Casa da Mulher em Juiz de Fora. Então, o projeto é de um valor muito grande para nós, dando essa oportunidade a elas de realizar esses cursos profissionalizantes, com a possibilidade de inserção, que vai fazer toda a diferença na vida dessas mulheres. Tanto para saírem do ciclo da violência, quanto para aquelas que já saíram do ciclo e estão buscando ainda uma forma de se sustentar”, destaca Fernanda Moura, coordenadora da Casa da Mulher.

Indústria têxtil e confeccionista

O secretário de Desenvolvimento, Ignacio Delgado, explica que a vocação produtiva de Juiz de Fora para as atividades do segmento têxtil e confeccionista é muito antiga. “Essas indústrias são altamente intensivas em mão de obra e por isso tornam-se importantes para absorver a mão de obra local e gerar renda no município”.

Segundo dados do CAGED, em Juiz de Fora, no ano de 2021, no setor da indústria de transformação, os segmentos têxtil e confeccionista foram, juntos, os maiores geradores de novos postos de trabalho e os maiores empregadores. O setor é, também, um grande gerador do primeiro emprego.

“Justifica-se ainda mais o investimento da Prefeitura em ações como esta, a existência de um Arranjo Produtivo Local do Vestuário no município. Arranjos produtivos potencializam a oferta de geração de empregos e é constante a oferta de vagas para costureiras em Juiz de Fora, como podemos verificar no Programa ‘Vagou JF’, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic)”, destaca Ignacio.

O secretário explica, ainda, que nos mutirões de emprego do Programa GerAÇÃO, apenas 20% das vagas ofertadas, que exigem algum tipo de qualificação, são preenchidas, enquanto o número de desempregados ainda é grande no município. “Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), profissionais que fazem cursos de qualificação têm 30% mais chances de conseguir um novo emprego, logo, investir em programas de capacitação é um dever dos municípios”.

Contratações

Empresas interessadas na contratação de mulheres capacitadas por meio do programa “GerAÇÃO JF” podem entrar em contato com a Sedic, pelo endereço eletrônico sedic.pjf@gmail.com.

A execução do “Capacita Moda” conta com recursos da emenda parlamentar nº10774, da vereadora Tallia Sobral Nunes.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM