NOTÍCIAS: SEDIC
JUIZ DE FORA - 16/2/2023 - 17:53

Cerca de duas mil pessoas participaram de mutirão de emprego nesta quinta, 16

Portal de Notícias PJF | Cerca de duas mil pessoas participaram de mutirão de emprego nesta quinta, 16 | SEDIC - 16/2/2023

Cerca de duas mil pessoas passaram pelo Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, na Avenida Getúlio Vargas, durante a edição do projeto “Espaço Emprego JF” realizada nesta quinta-feira, 16. Ao todo, quase mil vagas foram disponibilizadas por cinco empresas, inscritas para participarem do evento.

Um dos primeiros da fila, Marco Aurélio, morador do Centro de Juiz de Fora, chegou ao local por volta das duas e meia da manhã. Ficou sabendo do mutirão pela rádio e não perdeu a oportunidade. “Vim à procura de vaga de serviços gerais. Estou desempregado há muito tempo e participando do mutirão com muita esperança pela primeira vez”.

Logo atrás dele, a jovem Yasmin de Brito, moradora no bairro Aracy, chegou às três e meia. “Já tem um tempo que eu não trabalho de carteira assinada. Atualmente, trabalho fazendo faxina, mas preciso de um trabalho fixo, uma segurança. Vi que tem vagas para atendente, recepcionista, e tentarei as que eu tenho condições de conseguir. Quando soube do mutirão, pelo Instagram, pensei 'não vou perder essa oportunidade’. É a única chance que eu tenho”, conta.

Beatriz Sequeto, do bairro democrata, também participa pela primeira vez, indicada por uma amiga. “Hoje procuro vagas de caixa, atendente, recepcionista, áreas que tenho mais experiência. Já trabalhei e estou há três meses sem trabalhar. Cheguei aqui às quatro da manhã”.

O secretário de Desenvolvimento, Ignacio Delgado, destaca que parte das ações do programa ‘Geração JF – Emprego, Renda e Negócios’, o projeto ‘Espaço Emprego JF’ pretende oferecer às empresas locais a oportunidade de utilizar espaços públicos para oferta de postos de trabalho e recebimento de currículos. O objetivo do projeto de intermediação de mão de obra para o mercado de trabalho é promover a inserção de trabalhadores em vagas permanentes, temporárias, de aprendizes ou de estágios, além de apoiar empregadores que necessitam contratar trabalhadores”. Participaram desta edição as empresas Arcol Construções Metálicas, Cercred, Grupo Project, Smart Link Soluções e Talent Hunter. As contratantes se inscreveram em chamada pública, aberta pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na última semana.

O representante da empresa Smart Link Soluções, Wilbert Munk, aprovou a iniciativa. “A empresa é prestadora de serviços para a Cesama em Juiz de Fora, e vamos implementar uma empresa na cidade. Hoje, foram ofertadas 43 vagas, entre elas encarregado, pedreiro, servente, jardineiro, bombeiro hidráulico, eletricista, auxiliar de eletricista... A ação me surpreendeu. Tinha uma expectativa de alcançar as vagas, mas superamos o número de inscritos. Conseguimos um número muito alto de currículos e até mesmo de pessoas qualificadas para as vagas. Pretendemos participar das próximas”, afirma.

Foto: Carlos Mendonça

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA