| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 30/1/2023 - 09:25

Inscrições para turmas gratuitas do CPC terminam nesta segunda, 30

Portal de Notícias PJF | Inscrições para turmas gratuitas do CPC terminam nesta segunda, 30 | SEDH - 30/1/2023

Terminam nesta segunda-feira, 30, as inscrições dos Cursos Populares para Concursos (CPC) para turmas gratuitas voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e outros preparatórios. Os interessados podem se inscrever através de um formulário online disponível no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O CPC é uma iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), que tem como objetivo aumentar os índices de educação no município, oferecendo ensino de qualidade de forma totalmente gratuita, para quem não tem condições de pagar por um cursinho.

Neste ano, serão oferecidas vagas nos cursos para Enem (presencial e online); Pism I (presencial); Pism II (presencial); Pism III (presencial); Instituto Federal (presencial); preparatório básico para concursos tarde (presencial); preparatório geral para concursos (presencial); espanhol (presencial e online), Inglês (presencial e online); Português básico (presencial); Matemática básica (presencial) e redação (presencial). Mais detalhes sobre as turmas como horários e frequência das aulas estão disponíveis no formulário de inscrição.

A novidade para 2023 são as turmas de Enem oferecidas nos polos desde o início do ano, nos bairros Nossa Senhora das Graças, Grama, São Pedro, Teixeiras, Benfica, Santa Lúcia, Linhares e Olavo Costa. Após o período de inscrições, serão selecionados os estudantes que atenderem aos critérios previamente definidos. A lista com os selecionados será divulgada posteriormente, assim como o período de matrícula.

Além dos polos, as aulas serão ministradas de forma presencial, a partir de março, na sede do CPC, localizada na Rua Marechal Deodoro, 230, 3º andar, Centro.

Critérios para inscrição

Prioritariamente, serão aceitas as pessoas inscritas no CadÚnico, com dados atualizados. Caso o número de interessados supere o número de vagas, serão utilizados os seguintes critérios de seleção.

1 - pessoas inscritas no CadÚnico, com seus dados atualizados, beneficiárias do Programa Bolsa Família;

2 - pessoas inscritas no CadÚnico, com seus dados atualizados, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC);

3 - pessoas inscritas no CadÚnico, com seus dados atualizados, e que possuírem renda familiar per capta de até meio salário-mínimo;

4 - pessoas formalmente encaminhadas pela rede de proteção e defesa de direitos à SEDH;

5 - para as turmas do Pism II e Pism III, estudantes matriculados no CPC em 2021 nas turmas do Pism I e Pism II e que tiveram frequência mínima de 60%.

Cursos Populares para Concursos

Os Cursos Populares para Concursos (CPC) são uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), sob a coordenação do Departamento de Formação e Educação Permanente em Direitos Humanos (DFEPDH). Seu objetivo é promover propostas educacionais de forma gratuita e cidadã. Os cursinhos populares visam a aumentar a educação no município, sobretudo para quem não conseguiu concluir os estudos, ampliando suas possibilidades no mercado de trabalho.

Outras informações:

(32) 3690-8320 ou 3690-8503 - Cursos Populares para Concursos (CPC)

(32) 3690-7331 ou sedh@pjf.mg.gov.br - Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)

12/4/2024 - PREFEITURA
Nota sobre o Hospital Regional
12/4/2024 - PROCON
Agentes do Procon participam de capacitação de Fiscalização de Transporte Rodoviário
12/4/2024 - DEMLURB
Mais de 30 famílias foram beneficiadas pelo projeto Da Minha Casa Para a Sua Casa no primeiro trimestre
12/4/2024 - EMPAV
Prefeitura conclui pavimentação de rua no bairro Santo Antônio
12/4/2024 - SEDH