| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SRH
JUIZ DE FORA - 22/12/2022 - 10:04



Professoras desenvolvem projeto na E.M. Cosette Alencar e produzem álbum de figurinhas inspirado na Copa do Mundo



Portal de Notícias PJF | Professoras desenvolvem projeto na E.M. Cosette Alencar e produzem álbum de figurinhas inspirado na Copa do Mundo | SRH - 22/12/2022

A Copa do Mundo de futebol de 2022 terminou e, após 64 jogos, ficam as lembranças das partidas e dos gols marcados no Catar. Mas, para as meninas e meninos da turma do 1º ano C da Escola Municipal Cosette de Alencar, a copa deixará mais recordações. Por que não recordações coladas numa versão especial do álbum dos “craques da turma”? 
 

“Com a empolgação das crianças pelo álbum de figurinhas da Copa do Catar, ao buscarmos a valorização do ‘eu’, a identidade de cada um e o respeito pelo próximo, levei até eles a possibilidade então de criarmos um álbum dos ‘craques da turma’: craques em conteúdos escolares, craques no respeito ao próximo, craques na empatia, no saber ganhar e saber perder, na diversidade, igualdade”, explicou a idealizadora, a professora Josiany Pinheiro, que contou com o apoio total da professora Lucilene Magalhães, com quem também dividiu as tarefas. 
 

“A culminância desta iniciativa veio através do tão desejado álbum de figurinhas onde a proposta, era que cada um mostrasse a sua identidade, o seu ‘jeitinho’, a sua empatia, o seu sorriso. Foram dias e dias de fotos, corta, recorta, copia, cola, tira fundo, amplia, diminui, troca cor, coloca mais brilho, tira brilho”, relembra Josiany. 
 

Cada criança pôde receber o seu próprio álbum especial, com as respectivas figurinhas, a própria e também as dos outros “craques da turma”. Foram produzidos 24 álbuns, cada um com 49 figurinhas, que foram distribuídos para alunas e alunos da turma, as professoras e a direção. 
 

O projeto foi concluído agora no mês de dezembro, mas iniciado ainda em outubro. “A ideia era debater com a turma a diversidade cultural, de ideias, situações de convivência, a importância da identidade de cada um, regras, respeito, empatia pelas pessoas, a própria questão da competitividade saudável, o saber ganhar e perder. Com a proximidade da Copa do Mundo, vimos a possibilidade de trabalhar assuntos diversos, abordando de forma lúdica e prazerosa a alfabetização, a arte, a História e Geografia, a matemática e tecnologia, além de buscar a interação dos alunos com o maior evento do futebol que é a Copa”, conta a docente. 
 

Experiência reforça importância do curso de recursos básicos de informática
 

Indispensáveis durante a pandemia de Covid-19, as ferramentas tecnológicas reforçaram seu espaço na dinâmica do ensino e, nas escolas, não foi diferente. Atenta à necessidade de aprimoramento dos docentes, a Escola de Governo Municipal da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Secretaria de Educação (SE), lançou, ainda em 2021, o curso de “Recursos Básicos de Informática”. 
 

“Com os recursos tecnológicos aprendidos, despertamos nos alunos o desejo de ver a sala linda para as festividades não somente da Copa, mas, também, para externar todos os conhecimentos que compartilhamos através deste projeto. Fizemos fotos das crianças com a camisa do Brasil, criamos um lindo painel temático do evento e um especial do ‘craques da turma’. Com os aprendizados adquiridos no curso de informática, trabalhamos as imagens utilizando aplicativos diversos, recursos diversos e a sala ficou maravilhosa. Fizemos um vídeo da turma durante as fotos, fotos com o uniforme da escola, inserimos música nas filmagens para posteriormente enviar às famílias”, destacou a professora idealizadora. 
 

“Temos a certeza de que foram meses de muito aprendizado para as crianças que se divertiram muito, compartilharam entre elas e conosco e também para nós, professoras, que tivemos a oportunidade de aprimorar conhecimentos tecnológicos, trabalhar de forma lúdica, compartilhar com as crianças esses momentos e aprendizados. Percebemos o quanto é importante a realização de trabalhos diferenciados com nossos alunos, fazer a inclusão social, digital, a valorização dos conteúdos de forma lúdica”, concluiu. 

 



 IMPRIMIR 
22/4/2024 - SE
Projeto literário na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves valoriza educação inclusiva e autoconhecimento
22/4/2024 - EMPAV
Asfalto novo: pavimentação chega a mais três ruas da Várzea de Benfica
22/4/2024 - SAS
“Creas na Comunidade” atende população de Grama e Região
22/4/2024 - SEL
​Jotaefe Basquete estreia no Ginásio Municipal com vitória pela Copa Serrana de Basquete 2024
22/4/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: sete jogos fecham a 4ª rodada
22/4/2024 - SETUR
Reunião abre debate para primeira revisão do Plano Municipal de Turismo 
22/4/2024 - FUNALFA
Programa Educativo Iphan+80: Juiz de Fora ganhará mural inspirado na cultura da cidade
22/4/2024 - SESUC
“Guarda Presente” se estabelece como estratégia de prevenção
22/4/2024 - CESAMA
Serviço da Cesama pode comprometer abastecimento em Sarandira nesta terça-feira, 23
22/4/2024 - SE
E. M. João Guimarães Rosa desenvolve projeto de educação ambiental sobre tecnologia e meio ambiente
22/4/2024 - PROCON
Procon apreende cerca de 300kg de alimentos impróprios para consumo em supermercado
22/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" inicia a semana com vagas abertas para estágio em finanças e outras oportunidades
22/4/2024 - SE
Secretaria de Educação inicia os preparativos para a Semana Municipal do Brincar
22/4/2024 - FUNALFA
Edital Murilão: Dudu Lima faz show gratuito em Rosário de Minas
22/4/2024 - SE
SE comemora 30 anos da revista Cadernos para o Professor com live na quinta, 25
22/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil acompanha início da construção da carta geotécnica de Juiz de Fora
22/4/2024 - CESAMA
Semana de substituição de hidrômetros pela Cesama vai contemplar bairros das Regiões Leste e Sul
21/4/2024 - SS
Nota de pesar
19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2