“Me surpreendi comigo mesma porque fui fazendo o curso e pegando gosto pelo que estava sendo passado. Consegui realizar todas as atividades e semana passada consegui fazer meu primeiro atendimento em Libras no Damor”. O depoimento da agente de atendimento ao público da Secretaria de Recursos Humanos (SRH), Talita Cristina, é fruto do curso de Libras para atendimento, promovido pela Escola de Governo, da SRH, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O público-alvo envolve servidores da área de atendimento da SRH, principalmente agentes de atendimento na recepção do 8º andar do prédio-sede, Escola de Governo e do departamento de Ambiência Organizacional (Damor).
Iniciada em setembro, a turma teve a conclusão das aulas nesta terça-feira, 13. Conduzido pela professora Edirlaine dos Santos, o objetivo do curso foi mediar e ensinar o básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), enquanto disciplina, com o foco no atendimento ao surdo, possibilitando aos profissionais interessados compreenderem uma sinalização básica para o primeiro atendimento e para um bom acolhimento nos setores da SRH procurados pela comunidade surda.
“Foi gratificante. Me superei e consegui dar àquele servidor o atendimento que ele merece. Fiquei mega feliz. Muita gratidão pelo curso e pela experiência que me proporcionou”, completou Talita. A assistente de administração Renata Vieira também contabiliza o saldo positivo do curso. A servidora contou a experiência anterior à capacitação da dificuldade que teve em realizar um atendimento de um casal surdo na recepção da SRH. “Na época fiquei muito constrangida e eu acabei me sentindo excluída, talvez assim como o que eles vivenciam nos lugares ao serem atendidos”, conta Renata. “Quando foi lançado o curso, vi como uma oportunidade dada pela PJF que é um ganho enorme”, destacou a servidora.