Cerca de 40 servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) concluíram nesta quinta-feira, 8, o curso de oratória promovido pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH). O curso foi uma demanda do Levantamento de Necessidade de Treinamentos do Programa de Qualificação do Servidor (Qualificarh).
O último encontro foi realizado no auditório da PJF. Foram outros três dias de curso, que abordou competências de como falar com naturalidade e improviso, como organizar melhor as ideias ao falar, usar a seu favor o tom, a dicção e a impostação de voz. Participaram servidores de diversas secretarias da PJF.
A servidora da Secretaria de Obras (SO), Graziela Sales, que já tem ministrado cursos na PJF, avaliou a formação como mais uma ferramenta de aperfeiçoamento do servidor. “Isso é muito importante para o servidor público, tendo em vista que, em várias situações, a gente tem que saber se expressar. Às vezes nós perdemos até oportunidades de crescimento profissional em virtude da timidez e da pouca desenvoltura no tratamento com as pessoas”.
O servidor da Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop), Cláudio Souza, também avaliou positivamente o curso. “Eu já venho trabalhando com atendimento ao público a minha vida toda e sempre tive dificuldade em discursar, conversar com plateias e, como é necessário no meu cotidiano, resolvi aproveitar essa oportunidade”, destacou.
Coordenado pelos departamentos de Desenvolvimento do Servidor (DDS) e da Escola de Governo (DEG) da SRH, o curso foi ministrado pela professora Luciana Santos. “Os servidores necessitam ter essa técnica de falar, seja em grupo, nas reuniões ou nas apresentações, e nós proporcionamos a eles a técnica necessária para falar em público, controlando a voz, sabendo utilizar o vocabulário ideal”, explicou. Para a professora, “a oratória só vem a acrescentar, pois é necessária não só no local de trabalho, mas também nas relações interpessoais e até familiares. A comunicação se faz necessária em qualquer área da vida”, finalizou.