NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 4/10/2022 - 16:55

SEDH recebe doação de 500 cestas básicas da Cesama

Portal de Notícias PJF | SEDH recebe doação de 500 cestas básicas da Cesama | SEDH - 4/10/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), recebeu a doação de 500 cestas básicas da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). As doações começaram a ser entregues nesta terça-feira, 4, de forma integrada com o “Mesa da Cidadania - Espaço de Articulação e Integração das Ações de Combate à Fome". Integram o projeto instituições assistenciais, órgãos públicos, setores empresariais e do comércio. O objetivo é atuar conjuntamente e de maneira mais otimizada e articulada, de forma a suprir demandas emergenciais no combate à fome.

De acordo com o secretário da SEDH, Biel Rocha, a Prefeitura reforça o compromisso de ações emergenciais para que os alimentos cheguem a quem mais precisa. “O Mesa da Cidadania foi criado no início do governo e, atualmente, o grupo é articulado com 70 instituições. Quando recebemos qualquer tipo de doação, acionamos o grupo e iniciamos o processo de distribuição. A Cesama adquiriu o material no momento em que estamos no plano de contingência das chuvas e, hoje, cerca de 20 entidades já vão distribuir as cestas básicas para a comunidade”.

Para o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, a ação vem em um momento importante, no qual muitas instituições vêm apresentando uma queda no número de doações, em função da crise econômica no país. “Com esse gesto, queremos também incentivar outras empresas a contribuírem com essas entidades. Nos últimos meses, temos visto um aumento no número de pessoas em situação de vulnerabilidade social com o crescimento da fome. Desta forma, a companhia decidiu reforçar o seu compromisso junto à sociedade, dentro da estratégia ‘Environmental, Social and Governance’ (ESG), com a qual a Cesama está comprometida”, avaliou.

Responsabilidade socioambiental

A ação faz parte da política de responsabilidade socioambiental da Cesama, que é gerida por um grupo de trabalho criado em 2021, composto por cinco empregados da companhia. Trata-se da segunda campanha do grupo em conjunto com a PJF, visto que, no último ano, a empresa doou outras 500 cestas básicas para o ‘’Juiz de Fora Solidária’’.

Dentre as próximas iniciativas da Cesama, está previsto ainda o apoio para instituições sociais, com o objetivo de garantir água de qualidade para os distritos do município, e investimentos voltados para hortas comunitárias. Essas ações seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da “Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas (ONU), que, entre os seus 17 tópicos, abrange “água potável e saneamento”, além de “fome zero e agricultura sustentável”.

Outras informações:

(32) 3690-7331 ou sedh@pjf.mg.gov.br - Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)

(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

23/4/2024 - SAS
Cras leva atendimento à comunidade de Vila da Prata
23/4/2024 - SEDIC
Mutirão com mais de 500 vagas de emprego acontece nesta quarta, 24
23/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura dá início aos trabalhos de integração urbana da via 440 ao município
22/4/2024 - SE
Projeto literário na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves valoriza educação inclusiva e autoconhecimento
22/4/2024 - EMPAV