| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 27/9/2022 - 16:43



Aumento da ansiedade e números preocupantes de suicídio entre crianças e adolescentes são abordados no “Cultura de Paz Entrevista”



Portal de Notícias PJF | Aumento da ansiedade e números preocupantes de suicídio entre crianças e adolescentes são abordados no “Cultura de Paz Entrevista” | SS - 27/9/2022

“Não existe um padrão pré estabelecido de como ser jovem. É preciso respeitar e acolher a identidade que eles (jovens) estão construindo. Se isso não for feito, pode ser a causa de grande sofrimento”. O destaque é da médica psiquiatra da infância e adolescência do Hospital Universitário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maria Clotilde Lima Bezerra de Menezes, convidada do podcast “Cultura de Paz Entrevista”, que nesta quinta-feira, 27, lança seu segundo episódio, com o tema “saúde mental”. O Projeto Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

A médica ressaltou a relevância do tratamento com os trabalhos da psicologia e psiquiatria, bem como a relevância de debater e superar algumas questões culturais que estigmatizam o tratamento. “Muitas vezes, os pais não querem levar os filhos ao psiquiatra e quando levam ainda têm muita resistência, por exemplo, ao tratamento medicamentoso. Mas, é importante esclarecer que nem sempre uma criança ou um adolescente vai ser medicado. Isso só vai acontecer nos casos mais graves e que quando acontece a medicação é mais segura do que potencialmente danosa. Na maioria dos casos, o que é mais importante é a mudança do estilo de vida, promoção de saúde mental, terapia.”

O crescimento do suicídio no Brasil e no mundo, com dados de uma pesquisa divulgada pelo Nexo Jornal, também foi pauta. “A vida está parecendo cada vez mais sem sentido. Por exemplo, a gente utiliza, claro, redes sociais e neste momento é importante para divulgar informações positivas. O problema é quando usamos para um afeto muito superficial, uma vida muito superficial, sem valores. por exemplo, amizades que são construídas apenas de forma digital e não presencial, com o calor humano, um aperto de mão, um abraço, inclusive com as dores que acompanham a amizade, a vida do ser humano. Mas, essas dores também fazem a vida ter sentido.” Para Clotilde, quando vivemos superficialmente, “qualquer dor que vai ter impacto muito maior. A ansiedade e a depressão aumentam. Os pais dão cada vez menos atenção aos filhos, as notas são mais valorizadas do que um comportamento de atenção”.

Outros pontos discutidos foram a saúde mental de crianças e de adolescentes neste momento de retomada de atividades presenciais e quais as principais causas de adoecimento desta parcela da população. A médica salientou os impactos que o contexto econômico e político pode ter sobre a juventude. “Muitas vezes, as crianças não dão sinais (de depressão e suicidio) de demonstrar maior tristeza e preocupação. Isso acontece porque a vida está mais cheia de cobranças, as crianças acabam sofrendo as consequências do nosso contexto socioeconomico.

No final, Clotilde enfatizou o adoecimento dos próprios profissionais de saúde mental. “Muitas questões produzem um nó no nosso emocional e isso é normal, porque somos humanos. O profissional também tem seus problemas e convém que ele cuide de sua própria saúde mental. Muitas vezes, o profissional negligencia esse tratamento e é fundamental que ele se cuide, até para poder trabalhar e continuar contribuindo”, pontua a médica.

O podcast é uma iniciativa do eixo de Comunicação do projeto “Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes”, parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora. Gravado na Rádio Facom, da UFJF, o podcast foi apresentado pelo coordenador do eixo, Ricardo Bedendo, e a bolsista, Ana Clara Ciscotto. O coordenador salienta que: “trabalhamos com uma ideia que nos projeta a pensarmos para além do mês de setembro e, como o trabalho da saúde mental é de política continuada, precisamos sempre estar debatendo o tema e acolhendo as pessoas“. 

O
segundo episódio do podcast ”Cultura de Paz Entrevista“ já está disponível nas redes sociais do projeto. 


Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes

O Projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e busca contribuir para o desenvolvimento do Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas da PJF. A iniciativa tem duração de seis meses e vai contar, ainda, com fóruns e campanhas que pretendem alcançar as comunidades e sensibilizá-las para o debate sobre o tema e para a busca de soluções para as diferentes demandas. 

Os episódios do podcast “Cultura de Paz Entrevista” estão disponíveis no
Instagram do projeto e no Spotify.

Ouça também aqui o
“Cultura de Paz Reportagem”  




 IMPRIMIR 
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
18/4/2024 - SE
Interdisciplinaridade entre Matemática e Ciências Sociais é tema de palestra na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves
18/4/2024 - SAS
Praça Teotônio Vilela recebe mais uma edição do “Rede na Praça”
18/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao Alto Grajaú neste sábado, 20
18/4/2024 - SG
Mais uma edição do “Coleta Seletiva na Praça” acontece na Praça da Estação nesta quinta, 18
17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal
17/4/2024 - SEL
PJF divulga o 5º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
17/4/2024 - EMCASA
Conselho de Habitação de Juiz de Fora está com inscrições para novos membros até sexta, 19
17/4/2024 - SE
Projeto “A turma está on” fomenta reflexões sobre diversidade na E. M. Manuel Bandeira
17/4/2024 - FUNALFA
Projeto do Edital Quilombagens oferece oficinas gratuitas de capoeira
17/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estofador e outras oportunidades
17/4/2024 - FUNALFA
Mostra no Centro Cultural Dnar Rocha discute a construção histórica do papel feminino
17/4/2024 - SETUR
Eventos e turismo LGBTQIA+ em Juiz de Fora são destaque na feira WTM
17/4/2024 - PREFEITA
Conselheiros Municipais de Saúde são empossados para o biênio 2024-2026
17/4/2024 - SEDH
Abertas inscrições para a III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
17/4/2024 - SEDIC
Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Juiz de Fora acontece no sábado, 20
17/4/2024 - CESAMA
Cesama faz interligação de novo reservatório no Nossa Senhora de Fátima
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2