NOTÍCIAS: SMU
JUIZ DE FORA - 22/9/2022 - 17:10

Portal de Notícias PJF | SMU promove seminário na semana nacional de trânsito em parceria com a OAB e Comset | SMU - 22/9/2022

Dentro da programação Semana Nacional de Trânsito 2022, foi realizado na quarta-feira, 21, o Seminário “O Desafio de Salvar Vidas no Trânsito”, que teve início às 15h, no auditório da Escola Superior de Advocacia Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Rua Marechal Deodoro, 552/4º andar – Centro. O evento foi aberto ao público e com certificado de participação.

A abertura do evento foi marcada pela fala do secretário de Mobilidade Urbana, Fernando Tadeu David, reforçando a necessidade da realização da Semana Nacional de Trânsito e a importância do seminário. “A Semana Nacional de Trânsito é de extrema importância. Durante todo ano, com o trânsito cada dia mais violento, ameaçando a vida das pessoas, tenho certeza que esse seminário será uma oportunidade para a gente refletir e pensar um pouco sobre a nossa responsabilidade, de que Juntos Salvamos Vidas e caminhamos para um trânsito mais seguro”.

A agente de Transporte e Trânsito, Renata Viana, foi a mestre de cerimônia e ressaltou a volta da realização do evento presencialmente. Também enfatizou que, “assim como os protocolos criados durante a pandemia de Covid-19, os protocolos de segurança no trânsito também devem ser respeitados e seguidos, pois através deles podemos evitar muitos acidentes e óbitos, salvando vidas”.

A primeira palestrante, doutora Carolina Gonçalves Magalhães, trouxe o tema “Processos Administrativos de Trânsito”. Enfatizou a  atuação do executivo quanto à fiscalização, os trâmites das autuações, penalidades e recursos de multas. Também destacou que “nossa missão é conscientizar. Sair daqui e conscientizar os demais que estão lá fora. Reduzir os índices de violência no trânsito e poder salvar vidas.”

A segunda palestra foi ministrada pelo secretário da SMU, com o tema “Mobilidade Urbana”. Tadeu reforçou que as questões envolvendo trânsito e mobilidade são de responsabilidade de todos, pois as vias são espaços públicos, sendo assim, é dever do cidadão fazer sua parte para que se tenha uma cidade acolhedora e com qualidade de vida. “Então o mais importante nesse momento é que a gente tenha uma cidade igualitária, onde todos andem de ônibus, seja rico ou pobre. Espero que com esse seminário a gente possa refletir sobre os espaços urbanos e como contribuir para uma cidade de fato acolhedora”.

A terceira palestra foi marcada pela presença da servidora da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ana Amélia Dias de Souza Pereira, que trouxe o tema “O impacto do atendimento à vítima do acidente de trânsito na rede SUS”. Informou que a nomenclatura para acidentes de trânsito mudou, e  agora o termo correto é “sinistro de trânsito”. Também trouxe o dado de que os sinistros de trânsito foram reconhecidos como problema de saúde pública, sendo de extrema importância ações como a Semana Nacional de Trânsito. Em seguida, citou a questão do risco do uso de celular em vias públicas. “Todos somos o trânsito, por isso precisamos ter consciência de espaço e tempo, sendo assim,  o uso do celular enquanto está dirigindo ou atravessando a rua, é algo perigoso, já que você perde alguns sentidos, e com isso pode ocasionar diversos sinistros de trânsito”.

Posteriormente, o policial Rodoviário Federal, Junie Penna, levou o tema “Ética, cidadania e trânsito”. O policial destacou as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. “Mesmo em relação às alterações positivas, precisamos nos adequar e adaptar a elas. Por exemplo, o contexto da pandemia gerou novas demandas sociais que acabaram impactando no trânsito: o aumento dos serviços de entrega acabou provocando um crescimento do número de acidentes com motociclistas”.

E, para finalizar o seminário, o palestrante José Luiz Britto Bastos, observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, debateu sobre o tema “Visão Zero”. Explicou que o termo é um movimento que teve origem na década de 1990, na Suécia, e adota a abordagem de sistema seguro para a segurança viária. Em resumo, significa não aceitar mortes no trânsito e desenvolver ações para atingir esse objetivo. No Brasil, o Pnatrans foi criado com base nesse movimento e seu objetivo é reduzir em até 50% o número de mortes e lesões no trânsito, em um período de dez anos. Também destacou a importância de adotarmos comportamentos seguros no trânsito, trazendo o dado de que 90% dos sinistros são causados por falhas humanas.

A realização foi uma parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com a Comissão de Direito de Trânsito; Transporte e Mobilidade Urbana da OAB/MG; Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da OAB/MG 4ª subseção; Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da OAB/MG; e a Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito de Juiz de Fora (Comset-JF), contando com o apoio da empresa Rodoviário Camilo dos Santos.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o próximo período chuvoso
Polybat é a terceira modalidade da 14ª Semana do Desafio Paralímpico
28/9/2022 - FUNALFA
Vila Olavo Costa recebe a segunda edição do projeto “Entra na roda com a gente!”
28/9/2022 - SEL
Em dois dias Parque Municipal faz cadastro de 206 pessoas para uso do Complexo Aquático
28/9/2022 - EMPAV
PJF segue com atendimento em locais afetados pela chuva de quarta-feira, 21