| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 22/9/2022 - 16:54



Capacitação auxilia no debate e proposição de políticas públicas em saúde



Portal de Notícias PJF | Capacitação auxilia no debate e proposição de políticas públicas em saúde | SS - 22/9/2022

“Às vezes, temos formas sutis de violência e a notificação vem para sensibilizar a gente, enquanto profissionais de saúde, para esse problema. A partir do momento que ficamos mais sensibilizados e passamos a notificar, essas informações podem ser revertidas em políticas públicas para melhorar a vida da população”. O depoimento da médica da saúde da família da Unidade Básica de Saúde (UBS) Borboleta, Delaine La Gatta Carminate, dá o tom do segundo dia de oficinas do projeto “Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes”, parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

65 profissionais de saúde de Juiz de Fora estiveram reunidos na Faculdade de Enfermagem nos períodos da manhã e tarde em quatro novas turmas. Entre os objetivos, a capacitação do preenchimento de fichas de notificação de casos de suspeita ou confirmação de alguma forma de violência e o debate das diferentes realidades, demandas e soluções.

Como na última quinta-feira, 15, as oficinas abordaram questões teóricas e práticas voltadas para a sensibilização dos profissionais no momento de abordagem e do reconhecimento das vítimas de violência, bem como debates acerca da prática profissional. Foi ressaltada, também, a importância do preenchimento da ficha para o levantamento de dados do quadro das violências que acontecem em Juiz de Fora.

A professora coordenadora do projeto, Cacilda Andrade de Sá, analisa como foi a segunda etapa dos trabalhos. “A avaliação, assim como nas outras oficinas, está sendo muito positiva. Isso nos traz muita alegria, já que foi um trabalho árduo para chegarmos até aqui. Ter a certeza de que as pessoas estão saindo daqui com uma visão diferente do que é uma notificação, que ela não é apenas uma ficha, mas uma reflexão sobre o que é a violência, é muito satisfatório, porque esse é o nosso objetivo”, destaca.

Para a bolsista do projeto e aluna no 6° período de medicina, Débora Martins, estar participando do “Cultura de Paz” e da oficina é uma oportunidade de se aproximar de áreas pouco trabalhadas na rotina da graduação e ter contato com diferentes práticas profissionais de saúde. "É muito nítida a diferença de abordagem entre cada profissional, mas, ao mesmo tempo, todas estão interligadas no acolhimento, principalmente nos casos de violência. Há uma subnotificação muito grande e esse preparo é muito importante, não só para os profissionais, mas como para alunos da graduação, que é o meu caso", pontua.

A participante da oficina e técnica em enfermagem da urgência e emergência do hospital Monte Sinai, Mariana Ferreira, destaca a relevância da oficina para ajudar a detectar e notificar possíveis casos de violência e prestar um melhor atendimento aos pacientes. Para ela, a atividade é um sucesso: "As oficinas estão dando voz aos profissionais de saúde, está sendo uma roda de conversa”.

As outras duas oficinas estão programadas para os meses de outubro e novembro e acontecem nos dias 17 e 20, respectivamente, na UFJF.



Primeira oficina

A primeira oficina foi realizada na quinta-feira passada, 15, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. No total, 43 profissionais de saúde estiveram presentes e compartilharam suas experiências com as facilitadoras, bolsistas e professores à frente do projeto.


Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes

O Projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e busca contribuir para o desenvolvimento do Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas da PJF. Por parte da UFJF, estão envolvidas equipes dos núcleos: Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (NuGea), Núcleo de Estudos de Políticas de Drogas, Violência e Direitos Humanos (Nevidh) e Núcleo de Assessoria, Treinamentos e Estudos em Saúde (Nates). A iniciativa tem duração de seis meses e vai contar, ainda, com fóruns e campanhas que pretendem alcançar as comunidades e sensibilizá-las para o debate sobre o tema e para a busca de soluções para as diferentes demandas.

Para saber mais sobre o Cultura de Paz, acompanhe os podcasts
“Cultura de Paz Entrevista”, como parte da campanha do projeto com o tema saúde mental, e “Cultura de Paz Reportagem”, que retrata os depoimentos das pessoas que fazem as oficinas acontecerem. No instagram @culturadepazjf e no canal do Youtube começou nesta quarta-feira, 21, a série que apresenta o Projeto Cultura de Paz. Os podcasts e vídeos são produzidos pelo eixo de comunicação do projeto.


Confira o vídeo do primeiro episódio


Quadro de oficinas


As oficinas serão na Faculdade de Enfermagem da UFJF. São realizadas quatro oficinas por turno, em quatro salas simultâneas, com dois facilitadores em cada uma delas.

20 de outubro: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

17 de novembro: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

 

Outras Informações:

PJF

UFJF

Cultura de Paz

 

Foto: Ricardo Bedendo

 

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

 



 IMPRIMIR 
19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22
19/4/2024 - SETUR
Plano Municipal de Turismo discute atualização em evento na terça, 23
19/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
19/4/2024 - SESMAUR
Parque da Lajinha inaugura horário estendido e nova programação 
19/4/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
19/4/2024 - SMU
Eventos geram fechamentos pontuais em vias de bairros da cidade
19/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades
19/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego JF terá oferta de mais de 400 vagas na próxima semana
19/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil divulga balanço do período chuvoso de 2023-2024
19/4/2024 - SEDIC
Divulgada a programação final da Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece neste sábado, 20
19/4/2024 - SEDH
“Cine Democracia Sempre” promove sessão dupla de cinema com participação dos diretores dos filmes
19/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão inaugura primeira etapa das obras de drenagem de Santa Luzia e nova iluminação no Parque da Lajinha
19/4/2024 - SEL
Yoga no Parque acontece no Parque Municipal no domingo, 21
19/4/2024 - SE
Secretaria de Educação lança 2º edição do calendário virtual que homenageia suas servidoras
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2