NOTÍCIAS: SRH
JUIZ DE FORA - 25/8/2022 - 15:21

Curso de português para migrantes retoma aulas do segundo semestre

Portal de Notícias PJF | Curso de português para migrantes retoma aulas do segundo semestre | SRH - 25/8/2022

Acontece nesta sexta-feira, 26, a segunda aula do semestre do projeto “Português sem Fronteiras”. O curso, de Português para Migrantes, teve início em abril e é organizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A turma do curso é formada por 27 migrantes de países como Venezuela, Bolívia, Argentina e Panamá.

Realizadas no Centro de Formação de Professor, as aulas são conduzidas pela professora de Espanhol da Escola de Governo da SRH, Adriana Benony. “As aulas de língua portuguesa se tornaram um espaço de aprendizagem e troca, mas, principalmente, um espaço de motivação, de retomada da autoestima e de esperança em novas possibilidades de emprego e integração à sociedade”, conta a docente, que produz material próprio para os alunos e se tornou uma referência de acolhimento para toda a turma.

Reunindo histórias de vidas interrompidas pela migração, de perdas de moradias e empregos, encontros e desencontros, o curso acaba por conter um misto de saudades dos países de origem, dos parentes e amigos que ficaram para trás, e, ao mesmo tempo, a gratidão pelo acolhimento recebido na cidade a partir dos programas oferecidos pelo Comitê.

“Algumas histórias chamam muita atenção, como as de três famílias que conseguiram se reunir no município e que hoje frequentam as aulas de língua portuguesa, conseguindo aos poucos organizarem as vidas dos adultos e das crianças e jovens. A de uma médica que se tornou vendedora até conseguir dinheiro para conseguir exercer sua profissão no Brasil. E a história de uma aluna panamenha, que veio para Juiz de Fora a fim de cursar o Mestrado em Fisioterapia e que viu nas aulas a oportunidade de melhorar a relação com seus colegas de pós-graduação e seus professores”, conta a gerente da Escola de Governo, Marina Neves, reforçando que “apesar de muitos ainda não conseguirem acesso a documentos que comprovem a escolaridade, devido ao custo financeiro para terem acesso aos diplomas e históricos escolares em seus países de origem, ou até mesmo a comprovação de suas profissões, a gratidão nas palavras de cada pessoa é perceptível”.

O “Português sem Fronteiras” foi lançado pela PJF em março de 2022, quando foram realizadas as inscrições. O projeto tem como público-alvo migrantes em situação de vulnerabilidade e o objetivo é o ensino gratuito da língua portuguesa. A ação é uma parceria entre as secretarias de Recursos Humanos (SRH), Direitos Humanos (SEDH), Educação (SE) e o Comitê de Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal de Políticas para a População Migrante, Refugiada, Apátrida e Retornada.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF

4/10/2022 - SS
Prorrogada a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes
SEDH recebe doação de 500 cestas básicas da Cesama