NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 18/8/2022 - 10:28

Café solidário, arte e integração marcam a Feira das Ruas

Portal de Notícias PJF | Café solidário, arte e integração marcam a Feira das Ruas | SEDH - 18/8/2022

A Praça da Estação teve uma movimentação diferente nesta quinta-feira, 18. A manhã começou com um café solidário para a população em situação de rua, que marcou o início da “Feira das Ruas”, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O evento antecede o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”, comemorado nesta sexta-feira, 19. A data marca as reivindicações do grupo social por direitos e cidadania.

A Feira das Ruas é promovida por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Até às 14h, barracas de entidades, apresentações culturais e exposições de trabalhos artísticos desenvolvidos pela população em situação de rua podem ser conferidos.

A coordenadora do Comitê Intersetorial de Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê PopRua-JF) e assessora da SEDH, Fabiana Rabelo, destaca a importância da atividade. “Esse momento é para mostrar à sociedade que essas pessoas também têm direitos. Elas estão em situação de rua, mas com políticas públicas é possível superar essa realidade”.

Simonal Cipriano já viveu nas ruas e participou do café solidário. Atualmente, ele voltou a morar com os pais e irmãos. “Já vivi nas ruas, era dependente químico e utilizei os equipamentos e serviços da Prefeitura. Esse acolhimento foi o que me ajudou a largar o vício e retornar para o convívio familiar. Sempre que posso volto para reencontrar alguns amigos e participar desses momentos de confraternização”.

Nesta sexta-feira, 19, a PJF irá realizar um café na Fundação Maria Mãe para a População em Situação de Rua (Pop Rua), além da apresentação do seminário “Reflexões sobre os 12 anos da Política Nacional de Atendimento a População em Situação de Rua _ Avanços e Desafios”, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Halfeld, 450/7º andar. No final do dia, a prefeita Margarida Salomão (PT) participa do “Jantar Pop Rua” ao lado de secretários municipais e da população em situação de rua no Restaurante Popular.

Outras informações:

(32) 3690-7331 ou sedh@pjf.mg.gov.br - Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o próximo período chuvoso
Polybat é a terceira modalidade da 14ª Semana do Desafio Paralímpico
28/9/2022 - FUNALFA
Vila Olavo Costa recebe a segunda edição do projeto “Entra na roda com a gente!”
28/9/2022 - SEL
Em dois dias Parque Municipal faz cadastro de 206 pessoas para uso do Complexo Aquático
28/9/2022 - EMPAV
PJF segue com atendimento em locais afetados pela chuva de quarta-feira, 21