NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 17/8/2022 - 10:48

Parque Municipal reforça regras de uso do espaço

Portal de Notícias PJF | Parque Municipal reforça regras de uso do espaço | SEL - 17/8/2022

Equipamento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Parque Municipal se tornou destaque na cidade e um dos locais mais visitados pelos juiz-foranos e turistas. Com dez meses de funcionamento e cada vez mais procurado, há ainda algumas dúvidas para os frequentadores, principalmente em relação ao uso do espaço para eventos familiares e confraternizações.

Horário de funcionamento

O Parque Municipal funciona de terça a domingo, incluindo feriados, das 8h às 17h, com entrada permitida até às 16h.

Eventos

O Parque é equipado por churrasqueiras, cobertas e ao ar livre, para uso da população, de forma gratuita. As churrasqueiras cobertas são reservadas perante agendamento, com no mínimo três dias de antecedência, pelos telefones 3690-3655/3241-6532. Após o primeiro contato, haverá a confirmação por e-mail, em que o visitante interessado na reserva assinará o termo de responsabilidade, com regras gerais do uso do local e, a partir deste documento, a data será reservada.

Eventos como piqueniques, festas de aniversário, confraternizações, chá revelação e similares, com a presença de até 20 pessoas, são permitidos sem agendamento (exceto para os espaços das churrasqueiras cobertas, que necessitam de reserva). Caso o número de participantes seja igual ou superior a 20 pessoas, é necessária a comunicação com a coordenação do Parque Municipal para organização do espaço.

Para os eventos em geral, não são permitidos o uso de bebidas alcoólicas, cigarros, equipamentos de som, profissionais terceirizados, tais como recreadores, fotógrafos e similares. Decoração, estruturas e painéis, em comemorações, são permitidos somente na área interna de quiosques e churrasqueiras.

Os solicitantes deverão zelar pela total integridade da estrutura, da vegetação, cursos d’água, lagos, fauna e flora, mantendo as dependências e os materiais de propriedade do Parque Municipal em perfeito estado de utilização.

Geral

É terminantemente proibida a entrada de bebida alcoólica no local, assim como consumo, independentemente de eventos e confraternizações. Também não é permitido fumar dentro do espaço do Parque Municipal.

Com movimento intenso de pedestres, o uso de bicicletas, patins, patinetes, skates e similares fica restrito à quadra superior, ao lado do “Escape Parque”. Os visitantes podem entrar com os equipamentos, mas é permitido apenas carregá-los, e não colocá-los em trânsito.

O Parque é um local de natureza, e temos visitantes silvestres, como Saguis, e é muito importante que esses animais não sejam alimentados, pois essa prática é errada e, inclusive, perigosa para a saúde deles.

Para quem quer levar o seu cachorro para passear no Parque, também temos algumas regras. Cães das raças Pitbull e suas variações - como Staffordishire, Bull Terrier, American Bully -, além do Rottweiler, Fila Brasileiro, Doberman e Mastim Napolitano, devem usar a focinheira, pois são considerados como raças de potencial agressivo, segundo a legislação brasileira. Os demais podem passear pelo Parque com coleiras-guia, mas é indispensável o recolhimento dos dejetos do pet, independente da raça.

Sobre o Parque

O Parque Municipal oferece uma estrutura única na cidade, com campos de futebol, parquinho, churrasqueiras, quadras poliesportivas, oficinas, Visitas Guiadas, além de lugares para apreciação das áreas verdes e lagos do parque, tudo de forma gratuita à população.

Também são oferecidos à população projetos esportivos para todas as idades, “Caminhada no Parque”, “Futebol Masculino e Feminino”, “Futsal”, “Iniciação Esportiva”, “Formação de Goleiros”, “FutFit”, “Ginástica para Gestantes” e “Handebol”. Para se inscrever, é necessário comparecer à recepção do parque e, menores de 18 anos, devem estar acompanhados de responsável.

O Parque Municipal está localizado na Rua do Contorno, 8, no bairro Nova Califórnia, e funciona das 8h às 17h, permitindo a entrada de visitantes até às 16h. Para quem precisa do transporte público, as linhas que atendem o Parque são 520 (Aeroporto), 531 (Nova Califórnia) e 537 (Jardim da Serra), todos descritos no letreiro com “Via Parque Municipal”.

Outras Informações:

Instagram: @parquemunicipaljf

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o próximo período chuvoso
Polybat é a terceira modalidade da 14ª Semana do Desafio Paralímpico
28/9/2022 - FUNALFA
Vila Olavo Costa recebe a segunda edição do projeto “Entra na roda com a gente!”
28/9/2022 - SEL
Em dois dias Parque Municipal faz cadastro de 206 pessoas para uso do Complexo Aquático
28/9/2022 - EMPAV
PJF segue com atendimento em locais afetados pela chuva de quarta-feira, 21