NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 16/8/2022 - 11:47

Portal de Notícias PJF | Prefeitura realiza curso para intérpretes de Libras que atuam na rede municipal de ensino | SE - 16/8/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) abre inscrições nesta quinta-feira, 18, para o curso “Formação Educacional de Intérpretes de Libras”. Destinado a intérpretes educacionais que atuam na rede municipal de ensino no ano de 2022, o curso acontece na perspectiva da proposta pedagógica do município, intitulada “LêMundo”, e será desenvolvido de forma híbrida, com 18 horas presenciais (em seis encontros no Centro de Formação do Professor, na sede da Secretaria de Educação) e 18 horas de atividades assíncronas na plataforma Google Sala de Aula.

Os cursistas serão organizados em duas turmas, de acordo com o turno escolhido para realizar a formação. Os encontros presenciais acontecerão nos dias 6 e 20 de setembro, 4 e 18 de outubro e 1º e 22 de novembro. Os encontros da turma 1 ocorrerão das 8h às 11h e os da turma 2, das 14h às 17h.

As inscrições para o curso estarão abertas a partir das 9h desta quinta-feira, 18, no formulário disponível neste link. Ao longo da formação, além de diálogos sobre os desafios e práticas dos intérpretes de Libras no contexto educacional e de momentos de reflexão sobre práticas em sala de aula, os participantes poderão compreender e desenvolver práticas de tradução e interpretação em diferentes contextos.

Lê Mundo”

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), iniciou em março a nova proposta pedagógica do município, intitulada “LêMundo”. A iniciativa tem como objetivo garantir aos estudantes o primeiro direito à aprendizagem e, em virtude desse direito, é proposto o “desconfinamento” da leitura e da escrita enquanto responsabilidade única da área de conhecimento da Língua Portuguesa, focando, assim, em um ensino interdisciplinar que amplia as práticas de linguagem, atuando em quatro eixos: Alfabetização, Educação Inclusiva, Literarte e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Nesta nova proposta pedagógica, além de apresentar aos discentes o que será lido e mediar o processo de interpretar e estabelecer significados dessas leituras, o educador busca promover experiências e situações que conduzam à formação de leitores e escritores capazes de dominar as múltiplas formas de linguagem e de reconhecer os variados e inovadores recursos tecnológicos.

A Proposta Pedagógica do Município de Juiz de Fora (Caderno 1 - 2022) está disponível no site da PJF.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o próximo período chuvoso
Polybat é a terceira modalidade da 14ª Semana do Desafio Paralímpico
28/9/2022 - FUNALFA
Vila Olavo Costa recebe a segunda edição do projeto “Entra na roda com a gente!”
28/9/2022 - SEL
Em dois dias Parque Municipal faz cadastro de 206 pessoas para uso do Complexo Aquático
28/9/2022 - EMPAV
PJF segue com atendimento em locais afetados pela chuva de quarta-feira, 21