NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 16/8/2022 - 10:17

Portal de Notícias PJF | PJF realiza Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes | SS - 16/8/2022

No próximo sábado, 20, acontece o Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juiz de Fora. As doses serão aplicadas, das 8h às 17h, em todas as UBSs, no Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Av. Dos Andradas, 523, no Centro, e na Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus, na Rua Dr. Alberto Vieira Lima, 50, no bairro Bairu.. Os pais e responsáveis devem levar o cartão vacinal da criança.

As crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade recebem a vacina pólio oral, a gotinha. Ao mesmo tempo, com o intuito de atualizar o cartão vacinal das crianças e dos adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, será realizada multivacinação com a aplicação de diversos imunizantes, incluindo os contra a Covid-19, que pode ser recebida por estes públicos conjuntamente com outros imunizantes sem qualquer tipo de problema.

Segundo o secretário de saúde, Ivan Chebli, “é importante que os pais e responsáveis encaminhem as crianças e adolescentes para os postos de vacinação que estarão de prontidão participando desta importante campanha. Precisamos ampliar a cobertura de imunizantes da nossa população. Não vamos perder tempo”.

Para se vacinar, as crianças devem estar na presença dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade da aplicação de outras vacinas. No dia D não haverá vacinação para o público adulto, apenas para a população alvo da campanha.

Poliomielite

Antes de completar um ano de vida, são necessárias três doses da vacina contra a poliomielite, aos dois, quatro e seis meses, com a vacina da poliomielite inativada (VIP). Com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, o segundo reforço (VOP- gotinha).

A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. O último caso de Poliomielite foi notificado no país em 1989. O Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus selvagem em 1994.

A meta é manter o país livre da poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir os bolsões de não vacinados. Para isso, o objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais.

Foto: Arquivo

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o próximo período chuvoso
Polybat é a terceira modalidade da 14ª Semana do Desafio Paralímpico
28/9/2022 - FUNALFA
Vila Olavo Costa recebe a segunda edição do projeto “Entra na roda com a gente!”
28/9/2022 - SEL
Em dois dias Parque Municipal faz cadastro de 206 pessoas para uso do Complexo Aquático
28/9/2022 - EMPAV
PJF segue com atendimento em locais afetados pela chuva de quarta-feira, 21