NOTÍCIAS: SEAPA
JUIZ DE FORA - 16/8/2022 - 09:23

Portal de Notícias PJF | ​PJF e UFJF promovem roda de viola e palestra sobre agroecologia no Jardim Botânico | SEAPA - 16/8/2022
No próximo sábado, 20, às 14h, será realizado um evento gratuito “Prosa e cantoria: Cultura, agrobiodiversidade e extensão rural”, no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizado na Rua Coronel Almeida Novais 246, no bairro Santa Terezinha. A iniciativa, aberta ao público, traz roda de viola e conversa sobre agroecologia. Esta é a segunda atividade do projeto de extensão realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com o Jardim Botânico: conservação da agrobiodiversidade no âmbito do Centro de Pesquisa da UFJF.

O evento, aberto ao público em geral, terá a palestra do professor Matheus Ramirez da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O docente atua em disciplinas na área da extensão rural e sociologia e antropologia rural, coordena o Grupo de Estudos da Agricultura Familiar da Escola de Veterinária da UFMG. Ramirez ainda lidera o Centro de Extensão da Escola de Veterinária da UFMG.

Além disso, a atividade abordará a importância da cultura para a agricultura familiar. Para isso, terá a presença do violeiro Chico Lobo, conhecido internacionalmente por abordar em suas obras a agricultura familiar, a agrobiodiversidade e a preservação da natureza. Com a viola caipira na mão, Chico Lobo toca e canta folias, congados, catiras, modas e demais ritmos que enfocam suas raízes mineiras e brasileiras no país e para o mundo.

“Eventos de extensão como esse são muito importantes para divulgar, informar e sensibilizar a população sobre a importância da agricultura familiar e da agroecologia em um momento em que o Brasil libera um número cada vez maior de agrotóxicos já banidos em diversos países do mundo. Convidamos a todas e todos para aproveitar o sábado à tarde no Jardim Botânico, para adquirir conhecimento de forma leve, com música e ainda sentindo a natureza do espaço”, ressaltou a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiola Paulino da Silva.

Segundo o diretor do Jardim Botânico, Gustavo Soldati, a atividade busca incentivar a interação entre o campo e a cidade, além da reflexão sobre a agrobiodiversidade. “Buscamos o fortalecimento da agricultura familiar na região. Este é o segundo seminário, e o objetivo principal é discutir o processo de formação, mobilização e sensibilização do município para a agricultura familiar”.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o próximo período chuvoso
Polybat é a terceira modalidade da 14ª Semana do Desafio Paralímpico
28/9/2022 - FUNALFA
Vila Olavo Costa recebe a segunda edição do projeto “Entra na roda com a gente!”
28/9/2022 - SEL
Em dois dias Parque Municipal faz cadastro de 206 pessoas para uso do Complexo Aquático
28/9/2022 - EMPAV
PJF segue com atendimento em locais afetados pela chuva de quarta-feira, 21