|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITURA
JUIZ DE FORA - 9/8/2022 - 15:05



PJF assina convênio com a UFJF para diagnóstico e mapeamento da violência e seus impactos no SUS



Portal de Notícias PJF | PJF assina convênio com a UFJF para diagnóstico e mapeamento da violência e seus impactos no SUS | PREFEITURA - 9/8/2022

A prevenção às violências e a mobilização para uma cultura de paz ganharam reforço nesta terça-feira, 9, com o lançamento de um projeto de extensão que une a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O “Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes” integra profissionais de diferentes áreas que vão trabalhar juntos na capacitação de agentes de saúde para o preenchimento da ficha de notificação de violência interpessoal/autoprovocada e para a melhoria da rede de acolhimento e enfrentamento dos casos. 

 

As ações estão também interligadas ao fluxo do Plano Municipal de Segurança Urbana e pautam-se, ainda, em campanhas que pretendem mobilizar a sociedade para o debate acerca das violências. A prefeita Margarida Salomão ressaltou que ”a violência é um assunto com o qual nós temos lidado. Não tenho dúvidas que, com essa qualificação que o projeto promete e vai entregar, nós trabalharemos de uma forma mais fundada em dados, em descobertas, para que não tenhamos que repetir erros que já foram cometidos”.

Assista ao vídeo

Com duração de cinco meses e com três eixos de atuação (educação continuada; mapeamento e comunicação), o projeto busca contribuir para o desenvolvimento de parte das ações do Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas da PJF, com a ênfase em ações intersetoriais e interinstitucionais capazes de melhorar a qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, das dinâmicas de relacionamentos sociais entre pessoas, comunidades e instituições. Neste sentido, o reitor da UFJF, Marcus David, pontuou que “a aproximação entre a PJF e a Universidade, além de todos os benefícios que traz para a cidade, deixa claro o quanto a instituição pode contribuir com o município e com a sociedade. Nós temos essa missão, a Universidade e seus pesquisadores precisam se envolver efetivamente nas demandas da sociedade e dessa forma cumprir uma das suas funções fundamentais”.

Entre os principais objetivos estão o mapeamento da rede de enfrentamento à violência do município com foco para a reestruturação dos fluxos da rede de cuidado integral, a produção de informações e indicadores estratégicos, organização de um conjunto de mapas com toda cartografia produzida e apoio ao desenvolvimento de políticas que reduzam os riscos e danos associados às violências. A capacitação dos agentes de saúde para preenchimento dos dados solicitados na ficha de notificação vai ocorrer por meio de 15 oficinas e três fóruns agendados até dezembro deste ano.

 

Conforme o secretário de saúde, Ivan Chebli, “essa parceria é de extrema importância para que tenhamos um diagnóstico definido sobre a situação e os problemas decorrentes da violência junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). As violências de causas externas resultam em, aproximadamente, 30% do gasto do HPS hoje com internações decorrentes de qualquer tipo de violência. Isso é uma preocupação muito grande para o sistema de saúde, que tem como diretriz nacional a promoção da paz e o enfrentamento à violência. Juiz de Fora faz um esforço adicional para que organizemos o sistema a partir desse diagnóstico, com intervenções que possam resultar na redução de agravos”. 

 

A coordenadora da iniciativa na UFJF, Cacilda Sá, destacou que “executar um projeto sobre este tema é a concretização de todo o trabalho da UFJF durante longos anos. Nós acreditamos no ser humano, acreditamos que o trabalho coletivo tem impacto na sociedade e traz benefícios. E nessa crença, nós escrevemos este projeto para a PJF”.

Na UFJF, o trabalho reúne professores do Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde (Nates), do Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (Nugea) e do Núcleo de Estudos em Políticas de Drogas, Violência e Direitos Humanos (NEVIDH). 

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

 
 
 
 



 IMPRIMIR 
6/10/2022 - SEDIC
Mutirão de emprego leva oportunidades para pessoas em busca de colocação no mercado de trabalho
6/10/2022 - EMPAV
PJF conclui podas de árvore na Praça da Melquita nesta quarta-feira, 05
6/10/2022 - SS
Outubro Rosa - UBSs realizam ações durante todo o mês
6/10/2022 - FUNALFA
Peça espírita terá sessão dupla no Teatro Paschoal
6/10/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil de Juiz de Fora participa de seminário estadual de capacitação para o período chuvoso
6/10/2022 - SMU
Ponte Luiz Ernesto Bernardino Alves Filho será fechada para obras neste domingo, 9
6/10/2022 - FUNALFA
Praça CEU terá show e torneio de futsal no sábado, 8
6/10/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza exercício prático no bairro Igrejinha
6/10/2022 - SS
Eixo de mapeamento levanta dados das redes de enfrentamento à violência no município
6/10/2022 - SETUR
Espaço Cidade recebe exposição “Santinhos: policromia em madeira”
6/10/2022 - SS
Centro de Vigilância em Saúde realiza Multivacinação e aplica imunizantes contra a Covid-19, Influenza e Poliomielite neste sábado, 8
6/10/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na sexta-feira, 7
6/10/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para operador de caldeira e outras oportunidades
6/10/2022 - SS
PJF realiza dia D da Vacinação Antirrábica Animal na Zona Urbana
6/10/2022 - SESMAUR
Serviços da Sesmaur serão interrompidos nesta sexta-feira, dia 7
6/10/2022 - SO
Programa Boniteza realiza 101 intervenções nesta quinta, 6
6/10/2022 - SE
PJF convida professoras e professores que atuam no Ensino Colaborativo para diálogo formativo
6/10/2022 - SS
Roda de conversa inicia programação do Outubro Rosa no Departamento de Saúde da Mulher
5/10/2022 - DEFESA CIVIL
Segurança de Barragens é tema do terceiro dia de Webinário da Defesa Civil
5/10/2022 - SRH
Edital de concurso público para PR-A é suspenso temporariamente
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2