NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 2/8/2022 - 11:34

Associações de catadores recebem doações de sucatas da PJF

Portal de Notícias PJF | Associações de catadores recebem doações de sucatas da PJF | DEMLURB - 2/8/2022

Nessa segunda-feira, 1°, representantes das associações de catadores de Juiz de Fora estiveram no antigo aterro sanitário da cidade, localizado no bairro Salvaterra, para recolherem materiais doados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

A assessora de Planejamento e Acompanhamento do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Fernanda Prestes, explica que as sucatas, provenientes da antiga usina de reciclagem e que encontravam-se em desuso pelo departamento, “foram apresentadas ao Conselho de Administração do Demlurb e os conselheiros deliberaram a favor da doação às associações de catadores credenciadas após ter sido dada a baixa dos patrimônios”.

A presidente da Associação Deus é Maior (Adem), Maria Aparecida Souza de Oliveira, afirma que “isso nunca tinha acontecido antes. É a primeira vez que nós recebemos doações de sucatas, o que vai beneficiar muito as associações. Temos muito a agradecer ao atual governo, pois desde que a Prefeitura abriu as portas para gente, muitas outras portas também estão se abrindo”, comemora a presidente da Adem.

A representante da Coleta Seletiva JF, Jaqueline Barbara Costa Fonseca, destaca a parceria que existe entre as associações. “É possível nós trabalharmos juntos. Nós trabalhamos separadamente em cada galpão, mas sempre que têm essas divisões, nós conseguimos trabalhar em conjunto. Todos esses materiais que estamos recolhendo serão divididos em partes iguais”.

Semanalmente, a secretária de Governo, Cidinha Louzada, o secretário Especial de Direito Humanos (SEDH), Biel Rocha, e a diretora-geral do Demlurb, Ana Luisa Guimarães, se reúnem com os representantes das associações de catadores com o objetivo de ouvir as demandas e realizar ações que visem melhorias nas condições de trabalho e na qualidade de vida das famílias que dependem da coleta seletiva no município.

A população também pode contribuir com as associações de catadores. Basta separar os resíduos secos dos úmidos e descartá-los nos dias de coleta seletiva para serem recolhidos pelo Demlurb e disponibilizados às associações. Os próprios catadores fazem a seleção do que pode ser reciclado. No site do Demlurb podem ser acessadas as informações sobre os locais e dias de atendimento da coleta seletiva.

Assista ao vídeo

Outras informações:

(32) 3690-3537 - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

10/8/2022 - SEDH
Programação do Agosto Lilás segue na Casa da Mulher
10/8/2022 - SEAPA