NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 1/8/2022 - 17:44

Prefeita é a primeira entrevistada pelo Censo 2022 em Juiz de Fora

Portal de Notícias PJF | Prefeita é a primeira entrevistada pelo Censo 2022 em Juiz de Fora | PREFEITA - 1/8/2022

Começa nesta segunda-feira, 1º, a coleta do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Devido à pandemia e aos cortes orçamentários, em 2020 e 2021, respectivamente, os trabalhos terão início neste mês e serão finalizados até o final do ano. O Censo é realizado de dez em dez anos, com os últimos dados apurados do ano de 2010.

Em cerimônia realizada nesta tarde no Gabinete da prefeita Margarida Salomão, a chefe do executivo municipal foi a primeira pessoa na cidade a responder às perguntas do Censo Demográfico 2022. Em sua fala, ela lamentou o corte de recursos para o IBGE, além de destacar a importância do Censo para uma melhor execução das políticas públicas.

"Há anos estamos fazendo sobre Juiz de Fora projeções numéricas a partir de dados de 2010. Então, até para estabelecer o percentual da população coberta na vacinação contra a Covid, nós tivemos que fazer muitas ginásticas diante da ausência dessas informações tão fundamentais. Eu lamento o corte dos recursos para o IBGE e das universidades brasileiras, assim como para todo o sistema de ciência e tecnologia. Tudo isso é extremamente prejudicial ao país", indicou a prefeita.

A estimativa é que aproximadamente 187 mil domicílios na cidade sejam visitados pelos funcionários do IBGE, tendo em vista que Juiz de Fora tem uma população estimada de 577 mil habitantes. Durante a coleta nas residências, serão utilizados dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. O primeiro será aplicado em todas as entrevistas e conta com 26 questões, que irão investigar as principais características dos moradores e das moradias.

Já o segundo questionário será aplicado somente em algumas residências selecionadas, contando com 77 perguntas que versam sobre temas específicos, como características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Na cidade, 5% das residências serão selecionadas para responderem o questionário de amostra.

Para a coordenadora do IBGE na cidade, Ana Cândida Gontijo de Paula, a expectativa é de que os trabalhos no município ocorram da melhor forma: "Nós esperamos fazer um ótimo trabalho com Juiz de Fora. Para realizar qualquer tipo de planejamento, seja ele público ou privado, conhecer a nossa realidade é fundamental". Já a secretária de Governo, Cidinha Louzada, destacou que a PJF está de portas abertas para auxiliar o IBGE no que for preciso. "Esse é um trabalho muito importante para a nossa cidade e para o país. Em lugares que tenham o acesso mais complicado, nós estamos à disposição para acompanhar e ajudar os recenseadores", indica.

Os recenseadores do IBGE que irão realizar as visitas nas residências da cidade estarão caracterizados com uniforme próprio, além de trajar crachá com foto e com um QR Code, que permite conferir a autenticidade da credencial no site do IBGE. Em caso de dúvidas, é possível ligar para o número 0800 721 8181.

Foto: Carlos Mendonça

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

16/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para tradutor intérprete de libras e outras oportunidades