NOTÍCIAS: PREFEITURA
JUIZ DE FORA - 27/7/2022 - 10:47

Portal de Notícias PJF | Abertura do 1º Fórum Próximo Futuro de Juiz de Fora aborda a economia criativa na cidade | PREFEITURA - 27/7/2022

Um convite para imaginar e criar um novo futuro para Juiz de Fora foi aceito pela população: centenas de pessoas estiveram presentes no Teatro Paschoal Carlos Magno, durante a abertura oficial do “1º Fórum Próximo Futuro de Juiz de Fora”, na última terça-feira, 26. Até a próxima quinta-feira, 28, grandes nomes da economia criativa do Brasil e exterior passarão pelo palco, levando experiências e reflexões neste que é o primeiro passo para tornar a cidade uma referência internacional do setor. O evento é uma realização da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Sebrae Minas e Instituto Fábrica do Futuro.

Durante a abertura, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, falou sobre as diversas possibilidades trazidas pelo Fórum. “A nossa cidade sempre se imaginou como uma grande matriz de criação. Tem essa perspectiva do pioneirismo, sempre reivindica isso para si, com todos os seus desafios, que na verdade chegam para nós como a nossa trajetória, que precisamos nos apropriar para transformá-la naquilo tudo que ela pode ser”, destacou.

Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, o Fórum “tem a importância de definir algumas rotas que podem ser convertidas em um efetivo projeto de desenvolvimento para a cidade. Margarida sempre falou que a economia criativa é o caminho. Esperamos estar nesse fórum dando mais um passo para que isso se materialize como um efetivo caminho novo para a cidade”.

Temos o desafio, nesses dias e nos que virão a partir do Fórum, de pensar um modelo de desenvolvimento local que pense outras formas de relações econômicas, sociais, entre as pessoas”, afirmou a diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Giane Elisa. Para ela, três coisas são importantes para que faça sentido um novo modelo de sociedade: “ancestralizar, inventar e descolonizar, inclusive, o pensamento”, destacou.

O diretor da Fábrica do Futuro, César Piva, lembrou que esse é o primeiro passo para fazer de Juiz de Fora um “polo internacional de economia criativa”, missão destacada no “Plano de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo”, publicado pela Prefeitura no ano passado. “É um orgulho trazer experiências para Juiz de Fora. Tivemos um processo rico, desde novembro, de maneira afetiva e efetiva. Vamos receber, durante os próximos dois dias, muita gente que vai nos ajudar a construir esse novo momento”.

O representante da gerência regional do Sebrae Minas, Paulo Veríssimo, ressaltou que o fórum vai ao encontro do propósito do Sebrae, de “impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas”. “Estamos juntos por entender e valorizar os pequenos negócios, que fazem parte da cadeia da economia criativa. Reconhecemos e valorizamos os potenciais que Juiz de Fora já tem e que terá a partir do Fórum”.

A abertura foi seguida da Conferência Inaugural “A cidade reinventada: o cuidado, a imaginação e a inovação local”, com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado; e a jornalista, escritora e crítica de cultura, Marta Porto.

Programação segue nesta quarta-feira, 27

Durante a tarde de terça-feira, juiz-foranos e visitantes puderam conhecer Juiz de Fora por outro ângulo, no Morro do Imperador. A artista local Sil Andrade cantou e encantou os presentes em apresentação no mirante, dando início à programação cultural do Fórum.

Nesta quarta-feira, 27,  as discussões começam às 9h, com a arena “A Cidade Imaginada: um novo olhar para o Juiz de Fora”.

Confira a programação completa no site.

Foto: Carlos Mendonça

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

24/4/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no Parque Halfeld