| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITURA
JUIZ DE FORA - 22/7/2022 - 15:47



“Óleo no Futuro” - Juiz de Fora terá produção de biodiesel a partir da coleta de óleo de cozinha usado



Portal de Notícias PJF | “Óleo no Futuro” - Juiz de Fora terá produção de biodiesel a partir da coleta de óleo de cozinha usado | PREFEITURA - 22/7/2022

Juiz de Fora passa a contar com uma alternativa para destinação correta de óleo de cozinha usado, reduzindo os impactos ambientais e contribuindo com a preservação do planeta para as próximas gerações. A campanha “Óleo no Futuro”, lançada nesta sexta-feira, 22, possibilitará a transformação de óleos e gorduras residuais (OGR) utilizados nas residências da cidade em biodiesel, combustível renovável que substitui o uso de combustíveis fósseis, geradores de gases poluentes.

 

Durante o lançamento, que contou com a presença de parceiros e imprensa, a prefeita Margarida Salomão definiu a iniciativa como uma “parceria inovadora”. “Esperamos atrair investimentos internacionais com a inteligência deste arranjo. Em uma ponta, a ciência, com a universidade. Na outra, as associações de catadores, que reconhecemos como agentes econômicos de muita importância. O intermédio da Prefeitura e a parceria da Inglaterra, na direção da transformação da nossa cidade e país”, destacou.

 

Inicialmente, a cidade contará com 18 pontos de coleta para que a população possa fazer o descarte adequado do óleo usado. A iniciativa é da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), em parceria com cinco associações locais de catadores de materiais recicláveis: Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf); Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares); Associação Lixo Certo (Alicer); Associação Deus é Maior (Adem); e Associação de Catadores Coleta Seletiva JF (Accsjf). Estão envolvidas no projeto as secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); de Governo (SG); de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

 

Como explica a secretária de Governo, Cidinha Louzada, o envolvimento das associações com o projeto é resultado do fortalecimento do trabalho dos catadores através de diálogo constante com a PJF. “Estamos trabalhando em parceria com as associações e nos reunimos, semanalmente, há mais de um ano. É uma construção coletiva por oportunidades, melhorias das condições de trabalho e valorização da função que desempenham como agentes ambientais. A parceria das associações com o projeto Óleo no Futuro é mais uma conquista do trabalho coordenado pela Prefeitura de Juiz de Fora, que vai gerar frutos não só para os catadores de materiais recicláveis, como também para o meio-ambiente. Queremos que a população acolha esse projeto e faça o descarte correto do óleo de cozinha”, ressalta.

 

Membros das cinco associações de catadores de materiais recicláveis que compõem o projeto participaram de curso promovido pela PJF para realizarem o manuseio adequado do óleo recolhido, respeitando as recomendações. Todo o óleo recolhido será levado obrigatoriamente para empresas licenciadas ambientalmente, que o transformarão em biodiesel. 

O presidente da Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), Werley Aparecido Pereira dos Santos (Portela), ressaltou a importância do projeto. “Além de ajudar o meio ambiente e preservar nossos rios, o projeto Óleo no Futuro vai ser fundamental para gerar emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis do município”, afirma. “Sonhamos muito tempo em participar desse projeto. No futuro, a população vai nos agradecer. Somos privilegiados pela Administração, que olha para o futuro. É muito emocionante fazer parte”, considera José Rubens Rodrigues da Rocha, presidente da Associação Lixo Certo.

 

Transformando óleo usado em combustível

 

Atualmente, Juiz de Fora não possui um sistema unificado para o recolhimento de óleo. Desta forma, grandes produtores de OGR precisam contratar empresas especializadas para fazer o descarte, sendo na maioria das vezes empresas de outras cidades ou estados. Em alguns casos, ocorre ainda o descarte inadequado, devido à falta de conscientização da população, o que aumenta a poluição do solo e da água. 

“O óleo usado tem potencial na produção de biocombustíveis e é interessante que permaneça na cidade para ser reciclado, colaborando com o desenvolvimento regional. O biocombustível produzido através do projeto “Óleo no Futuro” será utilizado para abastecer veículos ou como fonte de energia dentro da própria cidade, compondo assim um ciclo de reaproveitamento deste resíduo”, explica Nícolas Glanzmann, executor do Projeto Biodiesel. Na primeira etapa, os veículos da UFJF e da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav) serão beneficiados com o combustível renovável.

 

O biocombustível será produzido utilizando uma usina de processamento Fuelmatic GSX3, produzida pela Green Fuels e cedida de forma não onerosa pelo Prosperity Fund do governo britânico, instalada no Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Transferência de Tecnologia e Cultura (Cieptec-UFJF Norte), no Distrito Industrial. A tecnologia é capaz de fornecer biodiesel de alta qualidade, com quantidades negligenciáveis de água, sabões e impurezas, já certificado para uso em diversos países.

 

O processador Fuelmatic GSX3 tem a capacidade de converter 3 mil litros de óleo de fritura usado em 3 mil litros de biodiesel por dia. Operando em capacidade máxima, e considerando eventuais interrupções na produção para manutenção, a produção pode atingir em torno de um milhão de litros anuais de biocombustível.

 

Para o secretário de Desenvolvimento, Ignacio Delgado, trata-se de uma iniciativa, dentro do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo de Juiz de Fora, que mira tornar o município um pólo nacional em energias renováveis e o importante, além do objetivo de construir uma economia verde, sustentável, que reduza a emissão de carbono na atmosfera, é, também, a articulação de segmentos variados da economia e da sociedade local e mesmo internacional. 

“De um lado, temos a Greenfuels, uma empresa britânica ligada à produção de combustível verde, junto à Prefeitura, UFJF e associações de catadores, em um processo que articula segmentos, portanto, muito diversificados da nossa economia e da vida social da cidade. É, além de uma iniciativa que pode viabilizar um projeto de pesquisa que projeta para um outro futuro no desenvolvimento da cidade, também uma ação educativa, porque a construção de uma economia sustentável é uma responsabilidade de todos”, afirma.

 

O “Óleo no Futuro” contribuirá com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS), alinhado ao programa “Juiz de Fora 2030” e à “Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata”.

 

“Localmente, é um passo promissor no enfrentamento de nossos dilemas ambientais. Segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima, a energia responde por 57% das emissões de CO² no município e, dentro dela, 80% das emissões derivadas do transporte. Dados relevantes que acentuam a compreensão e a urgência de enfrentarmos de forma articulada estas duas dimensões: busca de novas fontes de energia e redesenho de nosso sistema de mobilidade urbana”, explica Ignacio.

 

“Temos a missão de levar o conhecimento da Universidade para a sociedade. Hoje, estamos realizando com maestria, de forma com que esse reconhecimento possa trazer transformações para a sociedade, com potencial de se modelo para todo o Brasil”, considera o diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da UFJF, Fabrício Campos.

 

Pontos de coleta

 

A partir da próxima segunda-feira, 25, a cidade passa a contar com 18 pontos de coleta. Para a entrega, o óleo de cozinha usado deve ser colocado em garrafa pet bem fechada, para evitar vazamentos.

 

Confira, aqui, os pontos de coleta:

 

Espaço Cidade

Av. Barão do Rio Branco, 2234 – Centro,

 

Ecopontos

Rua Diva Garcia, em frente ao nº 1.200, Bairro Bom Jardim

Rua José Apolônio dos Reis, s/n, em frente ao Estádio Municipal, Bairro Aeroporto

Rua Rua Antônio Weitzel, s/n, em frente ao número 710, Bairro Barbosa Lage

Rua Bartolomeu dos Santos, s/nº - São Damião

 

Centros de apoio do Demlurb

Centro Administrativo Demlurb: Avenida Francisco Valadares, n° 1000 - Bairro Vila Ideal

Centro de Apoio Central: Rua Halfeld, n° 27 – Centro

Centro de Apoio Sul: Rua Belmiro Braga, n° 195 - Alto dos Passos

Centro de Apoio Norte: Av. Juscelino Kubitscheck, n° 6.170 - Nova Era/Benfica

Centro de Apoio - Coleta Noturna: Rua Paulo de Frontin, n° 169 - Centro

 

Associações

ASCAJUF: Rua Tenente Coronel Delfino Nonato de Faria, n°20 - Santa Tereza

APARES: Rua Lafaiete Loures, n°91 – Centro

ALICER: Estrada da Remonta, n°430 - Jóquei Clube

ADEM: Rua Júlio Dionísio Cardoso - Distrito Industrial

ACCSJF: Rua Américo Luz - Manoel Honório

 

Universidade Federal de Juiz de Fora

Restaurante Universitário – Centro - Rua Santo Antônio, s/n Ao lado do Museu de Arte Murilo Mendes

Restaurante Universitário – Campus - Rua José Lourenço Kelmer, s/n - próximo à Faculdade de Engenharia

Reitoria - Rua José Lourenço Kelmer, Bairro Martelos


Foto: Carlos Mendonça

 

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

 
 



 IMPRIMIR 
19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22
19/4/2024 - SETUR
Plano Municipal de Turismo discute atualização em evento na terça, 23
19/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
19/4/2024 - SESMAUR
Parque da Lajinha inaugura horário estendido e nova programação 
19/4/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
19/4/2024 - SMU
Eventos geram fechamentos pontuais em vias de bairros da cidade
19/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades
19/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego JF terá oferta de mais de 400 vagas na próxima semana
19/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil divulga balanço do período chuvoso de 2023-2024
19/4/2024 - SEDIC
Divulgada a programação final da Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece neste sábado, 20
19/4/2024 - SEDH
“Cine Democracia Sempre” promove sessão dupla de cinema com participação dos diretores dos filmes
19/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão inaugura primeira etapa das obras de drenagem de Santa Luzia e nova iluminação no Parque da Lajinha
19/4/2024 - SEL
Yoga no Parque acontece no Parque Municipal no domingo, 21
19/4/2024 - SE
Secretaria de Educação lança 2º edição do calendário virtual que homenageia suas servidoras
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2