NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 21/7/2022 - 10:51

Prefeitura otimiza trabalho dos catadores com empréstimo de carretinhas

Portal de Notícias PJF | Prefeitura otimiza trabalho dos catadores com empréstimo de carretinhas | DEMLURB - 21/7/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu mais um passo nas ações de valorização dos catadores de recicláveis da cidade. Semanalmente, são organizadas reuniões pela secretária de Governo, Cidinha Louzada, juntamente com a Secretaria Especial de Direito Humanos (SEDH), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e representantes das associações de catadores. Nesta quarta-feira, 20, durante o encontro, foi assinado o "Termo de Empréstimo de Bens Permanente”, concedendo para cada uma das associações o empréstimo de uma carretinha (reboque) para otimizar o transporte dos materiais coletados.

Os cinco equipamentos pertencentes ao Demlurb, que se tornaram sem uso para o serviço operacional, foram emprestados para as associações e, agora, servirão para facilitar o trabalho dos catadores. A entrega foi realizada pela diretoria do Demlurb, pelas secretarias de Governo (SG) e Direitos Humanos (SEDH) aos representantes das cinco associações parceiras da PJF: Associação Lixo Certo (Alicer), Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares), Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), da Associação Deus é Maior (Adem) e da Coleta Seletiva – JF.

A gestora Ambiental do Demlurb, Rosilene Lopes, reitera que “esse apoio do poder público municipal é de fundamental importância para o fortalecimento das associações e traz um impacto positivo na vida de cada catador envolvido no processo de catação. Eles que são propulsores da coleta seletiva”.

O representante da Alicer, José Rubens Rodrigues da Rocha “Olá”, ressalta que “nas reuniões semanais realizadas na Prefeitura, têm surgido vários projetos para os catadores, sendo um deles o empréstimo dessas carretinhas”.

O presidente da Ascajuf, Werley Aparecido Pereira dos Santos "Portela", afirma que os reboques vão contribuir bastante com a coleta seletiva. “Eu tenho as minhas rotas e costumo fazer duas a três viagens com meu carro. Agora, com a carretinha, acho que dá para fazer uma só. Vai melhorar a logística e ainda vai ajudar a economizar combustível”, comemora Portela.

Os equipamentos passaram por manutenção na própria oficina mecânica do Demlurb. De acordo com o borracheiro, Sebastião José Fernandes, “foi feita manutenção nos pneus”. Já o serralheiro, Wando da Costa “Rochinha”, explica que “em alguns deles foram feitas solda e remontagem”.

A população pode contribuir com as associações de catadores realizando a separação dos resíduos recicláveis. Para isso, basta separar os resíduos secos dos úmidos e descartá-los nos dias de coleta seletiva. O material recolhido pelo Demlurb é distribuído entre as associações e os próprios catadores fazem a seleção do que pode ser reciclado. No site do Demlurb estão disponíveis as informações sobre os locais e dias de atendimento da coleta seletiva.

10/8/2022 - SEDH
Programação do Agosto Lilás segue na Casa da Mulher
10/8/2022 - SEAPA
Últimos dias para se inscrever no PróLeite - Programa Municipal de Apoio e Assistência Técnica em Pecuária Leiteira