| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDIC
JUIZ DE FORA - 8/7/2022 - 10:30



Primeiro “Fórum Próximo Futuro” acontece de 26 a 28 de julho em Juiz de Fora



Portal de Notícias PJF | Primeiro “Fórum Próximo Futuro” acontece de 26 a 28 de julho em Juiz de Fora | SEDIC - 8/7/2022

 

De 26 a 28 de julho, Juiz de Fora assumirá o protagonismo nas discussões acerca da economia criativa, reunindo grandes nomes do Brasil e do exterior para troca de conhecimento e experiências sobre temas diversos, relacionados à “nova economia”. O primeiro “Fórum Próximo Futuro” pretende ser um marco na construção de uma nova realidade para a cidade, baseada em uma das missões elencadas no “Plano de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo”, lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no ano passado: a de transformar a cidade em um “Polo Internacional de Economia Criativa”. 

 

As inscrições para o Fórum são gratuitas e podem ser realizadas pelo site. A intenção é reunir realizadores, produtores e empreendedores criativos de variadas áreas, como tecnologia, mídias, cultura, urbanismo, moda, gastronomia, educação, saúde, turismo e eventos, além de pessoas interessadas, que possam contribuir na construção do projeto estruturante. 

 

O Fórum é uma realização da Prefeitura de Juiz de Fora, Sebrae Minas e Instituto Fábrica do Futuro.

 

Programação

 

A abertura do Fórum acontece na terça-feira, 26, às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com a participação da prefeita Margarida Salomão; do gerente regional do Sebrae Minas, João Roberto Lobo, e do diretor-presidente do Instituto Fábrica do Futuro, César Piva.  

 

A solenidade será seguida da Conferência Inaugural “A cidade reinventada: o cuidado, a imaginação e a inovação local”, com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado; e a jornalista, escritora e crítica de cultura, Marta Porto.

 

Na quarta-feira, 27, as atividades do Fórum terão início às 9h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com o professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, João Antônio de Paula, na arena “A Cidade Imaginada: um novo olhar para Juiz de Fora”. Em seguida, o  gestor cultural e presidente do Instituto de Cultura de Barcelona, Jordi Martí Grau, abre a conferência magistral: “A Cidade Participativa: o planejamento como instrumento de cidade democrática”. 

 

Participam ainda das arenas temáticas do segundo dia do evento, o  arquiteto-urbanista Leonardo Castriota, secretário geral do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos/Brasil) ligado à Unesco; Jailson de Souza e Silva, diretor-geral na UNIperiferias e co-fundador do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro; Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento no WWF-Brasil; a jornalista, escritora e crítica de cultura, Marta Porto; a antropóloga mexicana,  Luciana Jimenez; o  roteirista e diretor, João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho; a professora, jornalista e consultora em Comunicação, Nádia Rebouças; a ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Cláudia Leitão; a jornalista e curadora Renata Bitencourt; e o escritor, curador e professor da etnia indígena Munduruku, Daniel Munduruku.

 

Na quinta-feira, 28, as discussões continuam, a partir das 9h, na arena internacional, com o tema “Agendas Transformadoras”, com a participação de Jordí Pascual, Coordenador Agência 21 da Cultura; Maria Paulina Soto Labbe, subsecretaria del Patrimonio Cultural de Chile; Enrique Vargas, coordenador do espaço cultural ibero-americano da Segib e o Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura, Manuel Gama.

 

Conferências e arenas temáticas contarão com a presença de Francisco Sabóia,  superintendente do Sebrae Pernambuco e ex-diretor executivo do Porto Digital de Recife; do economista e professor Ladislau Dowbor; Marco Crocco, CEO Parque Tecnológico de Belo Horizonte; o economista Arnoldo de Campos especialista em políticas públicas em alimentação saudável e sustentável; Cahú Andrade, coordenador do Laboratório de Objetivo Urbanas (LOUCo) do Porto Digital do Recife;  Daniel Bitencourt,  coordenador de experiências criativas de Wikicidades como Portoalegre.cc e Redenção.cc no Rio Grande do Sul,  José Aranha, assessor de inovação do SENAC-RJ, conselheiro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)  e o economista e pesquisador Eduardo da Motta e Albuquerque, professor titular do Departamento de Ciências Econômicas e do Cedeplar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

 

Outros nomes convidados do setor da economia criativa, de diversas áreas, terão participação ativa no Fórum, como: Alexis Parrot (MG), André Martinez (SP), Décio Coutinho (GO), Lena Cunha (MG), Luciana Guilherme (CE) e Tailze Melo (MG).   

 

 

Adesão a plataformas globais

 

Na carta aberta divulgada em novembro do ano passado, a prefeita Margarida Salomão, destaca dois objetivos do Fórum Próximo Futuro: o primeiro, abrir caminhos para a adesão de Juiz de Fora a plataformas globais de cidades que se orientam, em destaque, neste momento, pela Agenda 21 da Cultura e pela Agenda 2030 das Nações Unidas. O segundo, gerar um ambiente favorável para o pensamento e a reflexão, trocas de experiências e conexões, que possa formar uma “Rede de Cooperação Local” capaz de realizar, em curto prazo, a “missão” de transformar a cidade em um “Polo Internacional de Economia Criativa”.

 

Construção coletiva

 

Desde então, uma intensa jornada de mobilização de pessoas e instituições de Juiz de Fora e região foi iniciada. Ao todo, dez encontros preparatórios foram realizados, reunindo mais de 300 pessoas para uma reflexão sobre os desafios, oportunidades e a valorização das tradições e das atuais potencialidades locais. 

 

 

Primeiras Parcerias

Nesta etapa  preparatória, o Fórum contou com a parceria técnica e a consultoria de Marta Porto e o apoio fundamental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), do Grupo Mulheres do Brasil, do Instituto Albert Sabin, do Sensorial Estúdio-Escola, Moinho Zona Norte e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.    

 

 

Rede de Cooperação

 

Em evento especial, na sexta-feira, 29, será constituída formalmente a “Rede de Cooperação Local”, composta por gestores de instituições parceiras de diversos setores, que terão a tarefa de elaborar uma agenda estratégica de implantação do “Polo Internacional de Economia Criativa de Juiz de Fora”. O evento acontecerá às 15h, no Auditório do Moinho Zona Norte.

 

 

Atividades paralelas

 

20 a 31 de Julho - Mostra Audiovisual 

Mostra de filmes temáticos, exibidos gratuitamente na plataforma digital,  em parceria com o Sarancine - Festival de Cinema Ambiental de Sarandira (Juiz de Fora) e o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. 

 

Saiba mais: 

Festival Sarancine

   

Polo Audiovisual da Zona da Mata

 

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

 



 IMPRIMIR 
19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22
19/4/2024 - SETUR
Plano Municipal de Turismo discute atualização em evento na terça, 23
19/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
19/4/2024 - SESMAUR
Parque da Lajinha inaugura horário estendido e nova programação 
19/4/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
19/4/2024 - SMU
Eventos geram fechamentos pontuais em vias de bairros da cidade
19/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades
19/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego JF terá oferta de mais de 400 vagas na próxima semana
19/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil divulga balanço do período chuvoso de 2023-2024
19/4/2024 - SEDIC
Divulgada a programação final da Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece neste sábado, 20
19/4/2024 - SEDH
“Cine Democracia Sempre” promove sessão dupla de cinema com participação dos diretores dos filmes
19/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão inaugura primeira etapa das obras de drenagem de Santa Luzia e nova iluminação no Parque da Lajinha
19/4/2024 - SEL
Yoga no Parque acontece no Parque Municipal no domingo, 21
19/4/2024 - SE
Secretaria de Educação lança 2º edição do calendário virtual que homenageia suas servidoras
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2