NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 4/7/2022 - 16:20

Portal de Notícias PJF | Exposição de arte de estudantes da rede municipal e acautelados da cidade pode ser visitada durante julho | SESUC - 4/7/2022

Foi prorrogada até o fim do mês, a exposição “Nossa Cidade: Arte e Cidadania”, que reúne trabalhos de alunos da Escola Municipal Jovita de Montreiul Brandão, do Bairro Parque das Águas, e dos internos da Penitenciária de Juiz de Fora I - José Edson Cavalieri (PJEC), produzidos por ocasião do aniversário da cidade. Detalhes do cenário urbano e da vida do município são retratados com muita cor nas obras expostas no Espaço Cidade, na Avenida Barão do Rio Branco, 2234, ao lado do Parque Halfeld. A visitação pode ser feita de segunda à sexta, de 10h e 18h e no sábado e no domingo, de 10h às 15h.

Os trabalhos são resultado de atividade desenvolvida pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) em parceria com a Secretaria de Educação (SE) e com o sistema prisional junto aos dois grupos, com o objetivo de fortalecer a cidadania. Tanto com as crianças da Escola Municipal, quanto com os detentos foram realizados encontros em que o tema da cidade foi abordado sob os aspectos culturais e históricos de pertencimento. A partir da percepção de cada um, as obras tomaram forma de maquetes, painéis, cartazes, redações, músicas e colagens.

As impressões da cidade, sua vida cotidiana, a memória afetiva e a valorização histórica estão expressas nas criações, que ocupam o mesmo espaço, lado a lado. “A gente quis privilegiar esses atores, essas crianças, essas pessoas, que ocasionalmente, estão privadas de sua liberdade e trazer para um espaço central da cidade. Entendemos que nada melhor que essa localização para mostrar trabalhos, que são simples, mas que foram feitos com muita alegria, muita participação, dentro daquilo que a gente acredita que a prevenção à violência se faz através de múltiplos olhares, múltiplas ações, de forma intersetorial” explica a secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado.

Além da beleza visível, as obras acrescentam traços nos desenhos de novos caminhos abertos pelo envolvimento, pelo reconhecimento e a valorização das pessoas. Os dois grupos elaboraram trabalhos cujos detalhes indicam a compreensão da temática e o despertar do sentimento de pertencimento social. Um processo de crescimento pessoal e um avanço para toda a comunidade.

Antes de estarem na exposição, as criações dos alunos do Jovita foram apresentadas ao público em grande festa aberta à comunidade do Parque das Águas. Já os trabalhos do acautelados do sistema prisional foram levados para o Fórum da Cultura, onde seus autores participaram de visita guiada como premiação pelas produções.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22