NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 30/6/2022 - 13:45

Portal de Notícias PJF | Capacitação em informação turística da Guarda terá reflexos para o setor na cidade | SESUC - 30/6/2022

A capacitação em Informação Turística para a Guarda Municipal teve seu segundo módulo realizado em encontros realizados nesta semana. As turmas programadas para a terça-feira, 28, e quinta-feira, 30, receberam as boas vindas da Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), sob a expectativa de que o aperfeiçoamento dos servidores da segurança municipal para o acolhimento de demandas de quem visita o município venha a gerar reflexos sobre a economia local em pouco tempo.

Trazer benefícios para o comércio e o setor de serviços da cidade pode ser um efeito secundário do bom atendimento e da oferta de informações de qualidade. É o que observou a gerente de Departamento da Setur, Tatyana Hauck Herdy Hill. “Esse curso vai impactar muito positivamente para a nossa cidade. Vocês tenham certeza de que para a atividade econômica vocês vão fazer total diferença”, afirmou em referência ao aumento da circulação de pessoas na cidade e à credibilidade que o profissional de segurança tem diante do visitante, uma vez que o agente uniformizado é visto como um porto seguro, a quem pedir ajuda, quando se está em local desconhecido.

O curso terá duração de seis meses, com encontros temáticos mensais. A intenção não é formar guias turísticos, mas habilitar os guardas para melhor atender e orientar pessoas que buscam informações sobre a cidade. “Vocês não precisam saber tudo sobre a cidade. Vocês precisam saber onde buscar e acolher o turista”, ponderou, indicando o portal do turismo e o hotsite Meu Destino como ferramentas de bolso para a atuação do guarda.

Onde ficar, o que fazer, gastronomia, cultura, caminhos turísticos, áreas verdes, cervejarias, museus, eventos são algumas das informações disponíveis nas plataformas de modo organizado. O mapeamento tem o objetivo de ofertar bons serviços ao visitante, para que ele saiba o que a cidade tem e como ele pode acessar esses espaços e serviços.

Conhecer é o primeiro passo para reconhecer o valor da cultura local. Nesse sentido, Tatyana destacou equipamentos e potencialidades turísticas da cidade como o Memorial da República, na Rua Benjamin Constant, Centro, a que poucos dos presentes já haviam feito visita. “Juiz de Fora recebe muita gente por ser polo, e oferecer informação a esse público é muito importante. Para isso, é bom saber o que temos, reconhecer e valorizar a cidade”, apontou.

A capacitação em Informação Turística da Guarda está aprofundando conhecimentos sobre a estrutura do setor em Juiz de Fora. Além de cumprir o objetivo de formação continuada do servidor da Guarda Municipal, a capacitação permanente é um dos eixos estratégicos do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, tornado lei em outubro de 2021, pela prefeita Margarida Salomão. A meta 15 do Plano prevê capacitar os profissionais que lidam com a segurança pública do município, a fim de qualificá-los para atuar em ações e projetos voltados para a comunidade.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC