NOTÍCIAS: PROCON
JUIZ DE FORA - 28/6/2022 - 15:36

Portal de Notícias PJF | Procon realiza pesquisa com consumidores de smartphones vendidos sem acessórios básicos | PROCON - 28/6/2022
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP), está realizando pesquisa para apurar a opinião de consumidores de smartphones, acerca dos novos aparelhos que são comercializados sem carregadores e outros acessórios úteis. Os itens devem ser comprados separadamente.

A Apple anunciou em 2020 que novos aparelhos celulares e outros dispositivos da marca não viriam acompanhados de carregadores e outros acessórios. Isso significa que, ao comprar um desses dispositivos, será preciso adquirir os acessórios à parte. Para adquirir os acessórios separadamente, o usuário teria que desembolsar, em média, cerca de R$500.

Na ocasião, a empresa anunciou que a medida foi tomada para beneficiar o meio ambiente e promover uma mudança sustentável no nicho da tecnologia. A Apple argumenta que os usuários já possuem fones de ouvido ‘Lightning’, principalmente as pessoas que costumam acompanhar as gerações de iPhones, e que grande parte já aderiu aos carregadores sem fio, o que dispensaria o adaptador de tomada.

Em todo Brasil, uma série de processos legais foram abertos por consumidores contra a empresa, em diversas regiões, segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O Procon/JF já conta reclamações relativas a esse assunto e quer saber sobre a opinião dos usuários da marca.

A pesquisa pode ser acessada, através do link.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

10/8/2022 - SEDH
Programação do Agosto Lilás segue na Casa da Mulher
10/8/2022 - SEAPA