NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 24/6/2022 - 16:27

Borborema recebe ações de combate à Dengue e outras doenças

Portal de Notícias PJF | Borborema recebe ações de combate à Dengue e outras doenças | SS - 24/6/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza na próxima segunda-feira, 27, ações de combate às arboviroses no bairro Borborema. Serão promovidas visitas domiciliares, ações de mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), praças e feiras dos bairros, além do mutirão de recolhimento de entulhos. Após as ações no Borborema, serão realizadas ações na região leste nos bairros Progresso (dia 28/06), Santa Paula (dia 29/06) e Bonfim (dia 30/06). As ações de mobilização também acontecem no bairro Nossa Senhora Aparecida, nos dias 1 e 2 de julho.

Durante os dias de ação, os moradores dos bairros recebem orientações sobre prevenção e combate à dengue, informações sobre os principais sintomas e sobre como proceder em caso de doença. O objetivo, segundo a supervisora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Juliana Marinho, “é espalhar conhecimento para a população, promovendo saúde e bem estar, mostrando que os fatores de risco continuam a existir e quais as medidas devem ser tomadas para evitar surtos e epidemia”.

A iniciativa faz parte de uma ação conjunta da PJF, por meio do Programa Boniteza, coordenado pela Secretaria de Governo (SG). Além da SG, a ação envolve a Secretaria de Saúde (SS), a Secretaria de Obras (SO), a Secretaria de Comunicação (Secom), a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), a Secretaria de Assistência Social (SAS), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav).

Ferramenta de denúncias

Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes Aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

O MonitorAr pode ser acessado em qualquer navegador através de smartphones, tablets, notebooks e computadores. O sistema permite que as pessoas possam realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito.

Confira o cronograma de ações de mobilização em Juiz de Fora contra as arboviroses:

27/06 a 02/07 – Região Leste

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

10/8/2022 - SEDH
Programação do Agosto Lilás segue na Casa da Mulher
10/8/2022 - SEAPA
Últimos dias para se inscrever no PróLeite - Programa Municipal de Apoio e Assistência Técnica em Pecuária Leiteira
10/8/2022 - EMPAV
Praça de Paula Lima e outras sete praças recebem poda de grama e limpeza nesta quarta-feira, 10
10/8/2022 - SESUC
Novas Escolas Municipais são incluídas em ronda preventiva da Guarda Municipal
10/8/2022 - DEFESA CIVIL