NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 23/6/2022 - 13:34

Live orienta sobre regras do Programa Cultural Murilo Mendes

Portal de Notícias PJF | Live orienta sobre regras do Programa Cultural Murilo Mendes | FUNALFA - 23/6/2022

Na próxima terça-feira, 28, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) fará uma live do projeto “Dedo de Prosa”, com o objetivo de explicar as regras de participação nos editais “Esparrama” e “Cultura da/na Quebrada”, lançados pela Prefeitura de Juiz de Fora e que fazem parte da edição 2022 do Programa Cultural Murilo Mendes. A transmissão terá início às 19h30, pelo Youtube, sendo livre para todas as pessoas interessadas.

Na live, servidores da Funalfa vão explanar sobre os dois primeiros dos quatro editais anunciados para este ano. O “Esparrama” e o “Cultura da/na Quebrada” estão com inscrições abertas até o dia 12 de julho, e a primeira exigência para concorrer ao patrocínio cultural é que a pessoa proponente esteja inscrita no Cadastro Municipal de Agentes Culturais de Juiz de Fora (CadCULTURAL) até o dia 7 de julho. O cadastro pode ser acessado no link.

Entre as novidades a serem apresentadas na live está a adoção de ações afirmativas em três editais, incluindo o “Esparra”. A distribuição de recursos se dará da seguinte forma:

- 45% do total de recursos serão destinados à ampla concorrência;

- 40% para pessoas pretas, pardas e indígenas;

- 5% para pessoas transgêneras, travestis e transexuais

- 5% para idosos

- 5% para pessoas com deficiência

O “Cultura da/na Quebrada” não segue a política de cotas, porque a participação tem como base a tabela de classificação da vulnerabilidade territorial, sendo o edital focado no fomento a ações promovidas por agentes culturais de periferia. A lista de bairros habilitados está disponível no link, onde também podem ser acessados os editais completos e os demais anexos.

Eventuais dúvidas sobre o Programa Cultural Murilo Mendes também podem ser esclarecidas por meio do telefone (32) 3212-8456 ou do WhatsApp 98447-0403 (mensagem). Os mesmos canais estão disponíveis para agendar atendimento presencial para o CadCULTURAL ou para inscrição nos editais. Esse atendimento é preferencial para pessoas com dificuldade de acesso à internet. Já a inscrição presencial é obrigatória para pessoas com idade inferior a 18 anos.

Os editais

- “Esparrama” | Valor total: R$ 190 mil – Seleção de até cem projetos de apresentação artístico-cultural, individual ou coletiva, no valor de R$ 1.900,00 (valor líquido) cada.

- “Cultura da/na Quebrada” | Valor total: R$ 310 mil – Seleção de projetos realizados por grupos, com teto de custo fixado em R$ 15 mil cada (valor bruto)

Os outros dois editais do Programa Cultural Murilo Mendes/2022 são “Murilão” (um milhão e cem mil reais) e “Quilombagens” (R$ 400 mil), ambos com previsão de inscrições a partir de agosto.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

10/8/2022 - SEDH
Programação do Agosto Lilás segue na Casa da Mulher
10/8/2022 - SEAPA