|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 22/6/2022 - 16:05



PJF celebra acordo com Ministério da Justiça e Segurança Pública para atuação integrada em Juiz de Fora



Portal de Notícias PJF | PJF celebra acordo com Ministério da Justiça e Segurança Pública para atuação integrada em Juiz de Fora | SESUC - 22/6/2022

Juiz de Fora acaba de ser habilitada para integrar o Sistema Córtex do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Trata-se de uma plataforma de informações unificadas, cujo banco de dados é constantemente alimentado pelas forças de segurança públicas federais e estaduais, bem como outros órgãos fiscalizadores.
 

Numa via de mão dupla, a cidade disponibiliza e recebe acesso a dados, em tempo real, com possibilidade de realizar pesquisas e emitir alertas em segurança pública. Para aderir ao sistema, a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) passou por longo processo de validação junto à Secretaria de Operações Integradas (Siopi), do MJSP. O Sistema disponibilizado pelo Ministério da Justiça não gera custos para os integrantes operacionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), instituído pela Lei Federal nº 13.675/2018, do qual as Guardas Municipais fazem parte.
 

Entre as vantagens apresentadas pelo Córtex estão a consulta de pessoas e de veículos. Os guardas municipais passam a ter acesso, com mais agilidade, a informações sobre pessoas abordadas em situações de suspeição ou de crime consumado, verificando inclusive a existência de mandado de prisão em aberto. 
 

No serviço diário da Guarda Municipal, o agente se depara com a necessidade de obter informações relativas às ocorrências atendidas. “Neste sentido, o acesso ao sistema Córtex passa a ser uma importante ferramenta que otimizará e profissionalizará a atuação operacional e o patrulhamento realizado pelas equipes da corporação”, afirma o comandante da Guarda Municipal, Leandro Lisboa Barros.
 

O Córtex proporciona acesso, em poucos segundos, a diversos bancos de dados, facilitando a correta identificação e o esclarecimento de informações, por vezes, fornecidas de modo errado com a finalidade de confundir o agente na hora da sua intervenção.
 

A proposta também é promissora quanto ao combate à criminalidade a partir da perspectiva de integrar o sistema às câmeras públicas instaladas no município, produzindo uma espécie de cercamento eletrônico para a cidade, possibilitando o rastreamento de alvos móveis em tempo real. O monitoramento urbano permite a detecção de veículos com indicativo criminal registrado em movimento entre cidades. Furtos e roubos de veículos, bem como o rastreio daqueles utilizados em ações criminais têm alerta para os municípios que integram o Córtex. Assim é possível identificar a movimentação e agir no acionamento de órgãos competentes para a interceptação e averiguação do caso. 
 

A secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, lembra que a implantação do sistema atende ao que há de mais atual no que diz respeito à legislação federal e municipal de segurança pública. “Ao mesmo tempo que o Córtex atende ao preceito do Susp, que prevê o intercâmbio de informações entre os órgãos de segurança do país, ele faz jus à adoção de tecnologias e inovações aplicadas às políticas de segurança estabelecida como uma das metas do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania sancionado pela prefeita Margarida Salomão no último ano”, considera. 
 

Ela ainda analisa o ganho proporcionado pela integração de informações. “É um avanço na produção integrada de conhecimento, pesquisa e inteligência, até então trabalhada de forma isolada, que traz maior qualificação ao trabalho desempenhado pela Guarda Municipal”.
 

De acordo com o Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Lei 14.242), devem ser ampliados os investimentos e o fomento a parcerias com os demais órgãos e instituições competentes, com vistas ao uso de tecnologia e inovação para a prevenção das violências, uma vez que essas ferramentas visam trazer maior eficiência e qualidade na prestação de serviço, podendo contribuir positivamente para a sensação de segurança da população. 




 IMPRIMIR 
29/6/2022 - SESMAUR
Prefeitura de Juiz de Fora doa cerca de mil produtos para instituições de caridade
29/6/2022 - SAS
Cras Barbosa Lage promove ação comunitária com parceiros
29/6/2022 - SS
Santa Paula recebe ações de combate à Dengue e outras doenças
29/6/2022 - SAS
Cras Grama debate situação da população migrante
29/6/2022 - SE
Creche Professora Denise dos Santos desenvolve projeto sobre alimentação saudável
29/6/2022 - FUNALFA
Praça CEU terá mostra com 120 atendidos nas oficinas culturais
29/6/2022 - PROCON
Projeto “Procon vai às Escolas” atende alunos da Escola Municipal João Panisset
29/6/2022 - CESAMA
PJF realiza 667 análises de água em maio
29/6/2022 - CESAMA
Trabalhos da Cesama impactam no abastecimento de bairros da Região Leste nesta quinta-feira, 30
29/6/2022 - SEL
JF Lazer atende escolas e comunidades de Juiz de Fora com mais de 15 atrações e brincadeiras
29/6/2022 - SEDIC
Mutirão da Carteira Nacional do Artesão acontece na próxima semana
29/6/2022 - SG
Sete personalidades LGBTQIA+ são homenageadas em arte com grafite
29/6/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quinta-feira, 30
29/6/2022 - FUNALFA
Funalfa percorre territórios para divulgar editais de cultura
29/6/2022 - SMU
PJF monta esquema de transporte para o Torneio Leiteiro de Pires
29/6/2022 - SEDIC
“Vagou JF” tem vagas abertas para auxiliar de atendimento (PCD), consultora avaliadora e outras oportunidades
29/6/2022 - SO
Programa Boniteza realiza 139 intervenções nesta quarta, 29
29/6/2022 - SE
CEM encerra matrículas do segundo semestre para cursos e EJA nesta quinta, 30
29/6/2022 - SEL
Estádio Municipal recebe partida do Tupynambás neste sábado, 2
29/6/2022 - EMPAV
Operação tapa-buracos da PJF atende Filgueiras e outros dez bairros nesta terça-feira, 28
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2