|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SESMAUR
JUIZ DE FORA - 6/6/2022 - 14:18



PJF lança nova edição da campanha "Queimada Mata" para intensificar ações de prevenção



Portal de Notícias PJF | PJF lança nova edição da campanha "Queimada Mata" para intensificar ações de prevenção | SESMAUR - 6/6/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lança nesta segunda-feira, 6, a campanha de prevenção e conscientização “Queimada Mata!”. A iniciativa é parte da Semana do Meio Ambiente e visa prevenir as ações de queimadas, que se intensificam durante o período de estiagem. A PJF disponibiliza um canal para denunciar os terrenos que precisam de manutenção: basta enviar mensagem pelo Whatsapp 3690-7984 com o endereço correto para que os responsáveis sejam identificados e notificados pela Fiscalização. Já as denúncias de queimadas ou incêndios devem ser direcionadas exclusivamente para o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.
 

A campanha é uma ação da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) e da Secretaria de Governo (SG), através da Defesa Civil, para fortalecer a operação “Alerta Verde” do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. A ação preventiva envolve a realização de vistorias, o fornecimento de orientação à população, a notificação aos responsáveis e incentiva as denúncias. “O papel da Sesmaur na campanha é o de orientar e advertir a população sobre as questões ambientais legais acerca da prática das queimadas, conscientizando as pessoas sobre os riscos para o meio ambiente, além de advertir sobre as punições. Na questão urbana, a intenção é sensibilizar os proprietários em relação à responsabilidade no cuidado com a propriedade e intensificar as ações fiscais, cobrando o que é estabelecido por lei”, ressalta a secretária de de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira.
 

Os servidores da Defesa Civil atuam, em parceria com os Bombeiros, na organização dos dados sobre as situações dos lotes e, em seguida, o material é enviado aos fiscais de posturas da Sesmaur para que os proprietários sejam notificados e orientados. Conforme o Código de Posturas Municipais, os proprietários têm a obrigatoriedade de fazer a  manutenção dos lotes vagos, com limpeza e cercamento adequados, conforme previsto na legislação municipal, Lei 9896/2000 (código ambiental de Juiz de Fora) e decreto 12793/2016. A legislação também prevê punições para quem realiza queimada de qualquer natureza e a multa pode passar de R$ 27 mil. Entre janeiro de 2022 e esta segunda-feira, 6 de junho, já foram lavrados na cidade 1349  documentos fiscais no tocante à falta de manutenção em lotes vagos. A expectativa é de que com a campanha de conscientização haja uma redução na emissão de novos documentos.

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, explica a importância da campanha. “Desde que a Defesa Civil passou a compor a Secretaria de Governo na atual gestão, ampliamos nossas ações preventivas. O combate às queimadas no período de estiagem é fundamental para a prevenção, já que os incêndios em lotes vagos podem deixar o solo exposto e aumentar os riscos de erosões e deslizamentos”, explica.
 

Semana do Meio Ambiente 
 

O lançamento da campanha “Queimada Mata” compõe a programação da Semana do Meio Ambiente, que este ano tem o tema “Uma só Terra”, escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
 

Confira a programação: 
 

Terça, 07/06, às 14h
 

Auditório do Museu Ferroviário

  • Programa Nossa Água, apresentação dos produtores rurais contemplados com o Projeto Individual de Propriedade (PIP), que é o diagnóstico da propriedade e projetos de reflorestamento, conservação do solo e da água e do solo para uma produção sustentável. Participação da Emater, Sindicato Rural, Cesama, Sesmaur, Sedic, Seapa e Sepur.

Quarta, 08/06, às 8h

Parque da Lajinha 

  • Projeto Escola no Parque, disponibilização canal de agendamento para visita com caminhada orientada para as escolas públicas e particulares, sensibilizando os alunos para a preservação, apresentando as características da flora e da fauna locais, conscientizando para a convivência harmônica e proteção da natureza. O agendamento pode ser feito por meio do telefone 3690-7771, ou pelo e-mail: parquedalajinha@pjf.mg.gov.br

  • Nos dias 08, 09 e 10 acontecem visitas já programadas com a Escola Municipal Olinda de Paula Magalhães. 


Quinta, 09/06, 15h
 

  • Lançamento do edital Caminhos das Artes Urbanas para contemplar quatro projetos de artes visuais a serem realizados em pontos de ônibus com o tema "reflorescer o pós-pandêmico, com imagens positivas, com diversidade de cores e que contemplem a vida, a natureza e o meio ambiente”. Participação da Funalfa e Secretaria de Governo.


Sábado, 11/06, 8h
 

Final da Rua Doutor Constantino Paleta 

  • Ação Limpa Trilha, caminhada guiada pela trilha do Tostão, recolhendo os resíduos do caminho para sensibilizar a população sobre não deixar lixo nestes locais. Participação da Guarda Municipal e colaboração da Empav. Inscrições devem ser feitas pelo formulário.


Domingo, 12/06
 

Parque da Lajinha 

  • Visita orientada (9h) - as vagas são limitadas. O agendamento pode ser feito por meio do telefone 3690-7771 ou pelo e-mail: parquedalajinha@pjf.mg.gov.br

  • Feira agroecológica (das 8h às 12h) 

  • Estação da Leitura (Guarda Municipal) 

  • Atividades de Educação Ambiental (Sesmaur)

  • Exposição de animais peçonhentos, equipe de Educação em Saúde da Vigilância Epidemiológica (SS)

  • Adoção de Animais (Canil Municipal)

  • Troca de agasalhos por mudas de hortaliças (Semear)

  • Show "Tocando no seu coração" com Marcus Amaral e Adélia Soares, organizado pela Funalfa (às 14h)

    Exposição de painéis sobre o Rio Paraibuna juntamente com a escultura “Capivara de Tróia”

 

Mais informações: 3690-7142


 



 IMPRIMIR 
16/8/2022 - PREFEITURA
PJF torna facultativo o uso de máscaras no município
16/8/2022 - SAS
Eleição para Conselheiros de Assistência Social está com inscrições abertas
16/8/2022 - SESUC
Alunos da Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão participam de atividade com foco na cidadania
16/8/2022 - FUNALFA
Últimos dias de visitação à mostra feminista no Teatro Paschoal
16/8/2022 - EMPAV
Operação tapa-buraco da PJF atende seis bairros nesta terça-feira, 16
16/8/2022 - FUNALFA
Mostra Rainbow exibirá 25 filmes de temática LGBTQIAPN+
16/8/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quarta-feira, 17
16/8/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil organiza palestras na Semana de Prevenção e Combate às Inundações
16/8/2022 - FUNALFA
Programação do Agosto Multicor segue com eventos focados em inclusão e diversidade
16/8/2022 - SEDIC
PJF seleciona MEIs para programa gratuito de desenvolvimento de pequenos negócios
16/8/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para auxiliar de cozinha e outras oportunidades
16/8/2022 - SESUC
Café com Cidadania coloca em discussão Violência contra a população LGBTQIAPN+
16/8/2022 - SE
Prefeitura realiza curso para intérpretes de Libras que atuam na rede municipal de ensino
16/8/2022 - SG
Reunião com a comunidade discute novas atividades para o projeto ‘Praça Quente’ no bairro Grama
16/8/2022 - SO
Programa Boniteza realiza 116 intervenções nesta terça, 16
16/8/2022 - DEMLURB
Praça do bairro Barbosa Lage recebe coleta itinerante de lixo eletrônico neste sábado, 20
16/8/2022 - SS
PJF realiza Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes
16/8/2022 - DEFESA CIVIL
Mais de cem pessoas participaram do curso online da Defesa Civil sobre voluntariado
16/8/2022 - SEAPA
​PJF e UFJF promovem roda de viola e palestra sobre agroecologia no Jardim Botânico
15/8/2022 - PROCON
Procon móvel realizará atendimentos no bairro Ipiranga
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2