| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SEPUR
JUIZ DE FORA - 18/5/2022 - 16:17

Representantes do CAU-MG se reúnem com arquitetos e urbanistas da Sepur

Portal de Notícias PJF | Representantes do CAU-MG se reúnem com arquitetos e urbanistas da Sepur | SEPUR - 18/5/2022

Nesta terça-feira, 17, representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG) se reuniram com profissionais da área da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O encontro teve como objetivo aproximar o Conselho da administração pública municipal, fortalecer as entidades que atuam em prol dos profissionais do setor, conhecer a estrutura e os novos projetos da Sepur.

Abrindo os trabalhos, a secretária da Sepur, Fabíola Ramos, contou um pouco sobre a história e a composição da secretaria, que foi criada em 2021, na gestão da prefeita Margarida Salomão, a partir de uma reestruturação do planejamento urbano municipal. Assim, a Sepur tornou-se responsável pela elaboração de planos, programas nas áreas de habitação de interesse social, saneamento básico, uso e ocupação do solo, bem como projetos de intervenção e qualificação urbana, respondendo ainda pelo setor de dados e informações geoprocessadas para o desenvolvimento urbano.

A secretária destacou que um dos principais desafios da Sepur, no momento, é a regulamentação do Plano Diretor Participativo de Juiz de Fora (PDP/JF), através da elaboração dos Planos Regionais de Estruturação Urbana (PEUs). Os PEUs levantarão as características de cada região e farão um diagnóstico detalhado do território municipal, estabelecendo novos parâmetros de parcelamento, uso e ocupação do solo.

A Presidente da gestão 2021-2023 do CAU-MG, Edwiges Leal, destacou que, atualmente, o órgão conta com cerca de 17.300 arquitetos registrados ativos. “Neste contexto estadual, Juiz de Fora tem feito um bom trabalho, pois conta com uma prefeita progressista, que tem investido na melhoria da qualidade de vida. Uma equipe como a da Sepur é o sonho de toda prefeitura, pois inclui os arquitetos e arquitetas no planejamento urbano”.

Para a gerente do departamento de planejamento, uso e ocupação do solo da Sepur, Bárbara Lopes,  a aproximação do CAU-MG com as prefeituras é fundamental para o fortalecimento da classe dos arquitetos e urbanistas, estimulando uma prática profissional comprometida com a qualidade urbana. “Nesta gestão, Juiz de Fora vive um momento de fortalecimento do planejamento urbano. Assim, esta iniciativa do conselho surge como uma ótima oportunidade para ampliar o debate sobre temas sensíveis ao bem-estar coletivo, além de criar novas parcerias para a efetivação da política urbana”, afirmou.

Também foi destacada a importância de entidades como o CAU no incentivo à troca de experiências entre municípios, visto que a formação de redes de apoio entre profissionais e administração pública são fundamentais para a construção de um espaço urbano mais acolhedor e de uma sociedade mais justa.

Durante sua passagem pela cidade, os representantes do conselho ainda visitaram a Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva (Emcasa), se reuniram com escritórios de arquitetura e estudantes universitários no Museu Ferroviário e propuseram para a prefeita Margarida um termo de cooperação de banco de dados e troca de experiências entre os órgãos.

Outras informações:

(32) 3690-7317 - Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur)

20/5/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: 4 jogos fecham a 8ª rodada
20/5/2024 - PREFEITURA
Quase 3 mil pessoas participaram do “Baile da Cidade” no Estádio Municipal
20/5/2024 - SEAPA
Prefeitura abre inscrições para Mecanização Agrícola - Preparo de Solo e Plantio
20/5/2024 - SEDH
Juiz de Fora sedia III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
20/5/2024 - FUNALFA
Semana Africana 2024: Celebração e Reflexão no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas