NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 18/5/2022 - 11:03

Curso aborda uso correto de medicamentos nas escolas e creches do município

Portal de Notícias PJF | Curso aborda uso correto de medicamentos nas escolas e creches do município | SS - 18/5/2022

Em mais uma ação intersetorial da Prefeitura de Juiz de Fora, o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), da Subsecretaria de Administração e Finanças (SSAF), vinculada à Secretaria de Saúde (SS), deu início nesta quarta-feira, 18, a um curso de três dias voltado aos secretários, professores e diretores das escolas e creches municipais sobre o uso correto dos medicamentos em ambientes de ensino.  O evento acontece no Centro de Formação do Professor, da Secretaria de Educação (SE).

Esta ação segue as orientações da Portaria nº 5554/2022, que normatiza a ministração de medicamentos pelos profissionais da educação nas creches e escolas da rede municipal de ensino, em conformidade com o que determina o Ministério da Saúde. A Subsecretária de Administração e Finanças, Liliana Roberto Ferreira, enxerga que “essa capacitação, que une as Secretaria de Saúde e Educação, busca unificar o conhecimento e entregar um bom resultado à população”.

No mesmo sentido, a subsecretária de Atenção à Saúde, Joana D’Arc Zanelli, acredita que “essa integração, entre pastas e subsecretarias, é muito importante para que possamos, cada vez mais, fortalecer o que servimos aos usuários. Principalmente nas escolas, que tem uma ligação muito próxima com a saúde. Desta forma estaremos alinhados para oferecer segurança, tranquilidade, na administração dos medicamentos que as crianças fazem uso nas creches e escolas”.

E poder dar segurança a essas crianças é o foco principal. A subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais, Gracielle Fernandes, ressalta que “atualmente existem diversos alunos que fazem uso dos medicamentos e isso é uma situação séria e complexa para a escola administrar. Acreditamos que, com esse processo de formação de educadores na área da ministração dos medicamentos, conseguiremos apaziguar e evitar equívocos no uso, garantindo a saúde e a segurança dos nossos estudantes”.

A gerente do Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando, Ana Paula Xavier, destacou a formação como fundamental, devido ao número de alunos com algumas demandas de saúde, que chegam todos os anos na rede de ensino, principalmente nas creches. “Essa reformulação da Portaria já foi um grande avanço e a parceria da SS, com a expertise que trazem, para nos orientar a fazer de forma correta esse manuseio das medicações nas escolas, é fundamental para os profissionais da educação”.

O curso para profissionais da rede de ensino municipal, ministrado pelas servidoras do DAF, segue na tarde desta quarta-feira, 18; continua em dois períodos na quinta-feira, 19; e será encerrado na parte da manhã de sexta-feira, 20.

29/6/2022 - SESMAUR
Prefeitura de Juiz de Fora doa cerca de mil produtos para instituições de caridade
29/6/2022 - SAS
Cras Barbosa Lage promove ação comunitária com parceiros