NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 16/5/2022 - 17:57

Mirian Almeida e William da Silva vencem o concurso Gari do Ano 2022

Portal de Notícias PJF | Mirian Almeida e William da Silva vencem o concurso Gari do Ano 2022 | DEMLURB - 16/5/2022

Em comemoração ao Dia do Gari, celebrado nacionalmente em 16 de maio, a prefeita Margarida Salomão recebeu na tarde desta segunda-feira os 12 servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que participaram do concurso virtual Gari do Ano 2022. No encontro, foi feita a divulgação do resultado da votação popular, com o anúncio dos vencedores, e a entrega das premiações.

A prefeita ressaltou a importância dos profissionais da limpeza urbana para a cidade. “Eu quero reconhecer, em nome de toda cidade, que esse trabalho que vocês fazem é o mais duro de todos. É um trabalho físico, que lida com o descarte da sociedade ou com coisas as quais as pessoas não querem lidar. Mas, ao fazer isso, na verdade, vocês garantem a saúde social, da comunidade, porque se nós não procedermos à limpeza, ao asseio, ao saneamento, nós corremos o risco de vivermos de pandemia em pandemia. Eu entendo que, mais do que alegria, vocês têm orgulho de serem trabalhadoras e trabalhadores. É fundamental que o trabalhador se orgulhe do que ele faz. A melhor forma de defender o trabalho é realizá-lo da melhor maneira possível. As pessoas sabem o quanto vocês são importantes e eu quero dizer a vocês que nós também sabemos”.

Assista ao vídeo

Mirian Almeida Silva levou o título de Gari do Ano 2022 na categoria feminina, com 257 reações no facebook da PJF e 383 votos no formulário de votação, totalizando 640 pontos. Já na categoria masculina, o título foi para William da Silva Raimundo, que alcançou 125 reações no facebook da PJF, mais 387 votos no formulário, totalizando 512 pontos. Além da votação, eles ganharam um sorteio realizado entre os participantes. A Mirian ganhou um vale voucher para almoço ou jantar na Cantina Bexiga, e o Willian voucher para passar um final de semana no Hotel Fazenda Santa Helena, em Simão Pereira, com estadia e refeições inclusos, cedido pela Estrela Urbanidade.

A diretora-geral do Demlurb, Gisele Pereira Teixeira, destacou uma das características marcantes dos colaboradores. “Em todas as frentes de trabalho do departamento, seja na varrição, capina, coleta, nós sempre encontramos esses sorrisos. Todos os dias, de manhã cedinho, nós os vemos com muita animação e alegria. Isso nos deixa muito felizes. Além disso, o trabalho de vocês é fundamental para a nossa cidade, importantíssimo para o saneamento. Muitas vezes invisível para algumas pessoas, mas eu quero dizer que não é, pois o essencial a gente enxerga com o coração. A gente sabe que todo dia, na porta de cada cidadão de Juiz de Fora, tem um gari, um trabalhador passando para coletar o lixo, ou para varrer, capinar. Esse é um dia de desejar a vocês muitas felicidades e que vocês continuem sendo esses profissionais dedicados que são”.

A solenidade contou, também, com as presenças do secretário de Recursos Humanos, Rogério Freitas; do secretário de Comunicação Pública, Márcio Guerra; das diretorias geral, administrativa e operacional do Demlurb, respectivamente, Gisele Pereira Teixeira, Marco Aurélio Miguel Silva e Úrsula Zimmermann; da gerente de Pessoas do Demlurb, Cristina Maria Machado Gomes Faria, do presidente e do delegado de Base do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu), Francisco Carlos da Silva e Tarcísio Oliveira, respectivamente; e do presidente da Federação dos Servidores, Cosme Nogueira.

O concurso

O concurso Gari do Ano 2022, promovido através da parceria entre o Demlurb e a Secretaria de Comunicação Pública (Secom), aconteceu entre os dias 9 e 13 de maio, aberto para participação popular, com o objetivo de eleger dois profissionais (um na categoria feminina e outro na masculina) do Demlurb com o título, e de promover a valorização dos trabalhadores da limpeza urbana por meio de uma ação democrática que prioriza como critério de participação o desempenho e o relacionamento com os colegas e com a comunidade.

O título de Gari do Ano 2022 foi dado aos servidores das duas categorias que tiveram o maior número de reações aos vídeos no Facebook, somados ao número de votos recebidos no formulário criado para o concurso. Foram computados 3.673 votos no total, sendo 1.169 reações no Facebook e 2.504 votações no formulário. Os vídeos publicados na rede social da PJF tiveram mais de 13 mil visualizações durante o período da votação. Para as premiações, houve a contribuição da Secretaria de Turismo (Setur) e de empresas apoiadoras.

- Chico Rei

- Cesar Inn Hotel

- Circo dos Sonho

- D’Cake Ateliê Gourmet

- Estação dos Barbeiro

- Estrela Urbanidade

- Green Hill Hotel

- Hotel Fazenda Santa Helena

- Instituto Beleza Natural

- Premium Motel

- Shopping Jardim Norte

- Target Roupas e Acessórios

- Vital Engenharia Ambiental

Além dos vencedores das duas categorias, todos os demais participantes do concurso ganharam prêmios. Confira como ficou o resultado da votação e os prêmios que cada um levou.

CATEGORIA FEMININA

Um par de ingresso para o Circo dos Sonhos

Sandra Cristiane Lima

Quarta colocada