NOTÍCIAS: SMU
JUIZ DE FORA - 16/5/2022 - 17:30

Maio Amarelo – SMU realiza capacitação do Projeto “Monitores de Travessia”

Portal de Notícias PJF | Maio Amarelo – SMU realiza capacitação do Projeto “Monitores de Travessia” | SMU - 16/5/2022

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou nesse último sábado, 14, parte teórica do módulo de treinamento de “Monitores de Travessia”, no Colégio dos Jesuítas. A ação é organizada pela equipe de Educação para o Trânsito da SMU e faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo. No próximo sábado,21, acontecerá o treinamento de gestos e sinais sonoros, também nas dependências do colégio.

O projeto tem como intuito a realização do treinamento de equipes voluntárias recrutadas pela instituição de ensino, que irão auxiliar a travessia de pedestres em áreas escolares, colocando material de sinalização e operando tráfego com bandeiras de alerta. Os voluntários devem ser funcionários e participantes da comunidade escolar.

A agente de trânsito Renata Vianna, que ministrou parte do curso, relatou que todos os participantes estavam entusiasmados e interessados em aprender. “Lembrei a eles que se trata de uma função muito nobre, na qual, ao mesmo tempo, se exerce um papel de educador e multiplicador de boas maneiras no trânsito. O monitor de travessia passa a ser um cuidador da segurança, um exemplo para todos os transeuntes do local. Dia após dia, os bons comportamentos no trânsito, tanto interno quanto externo, acabam se tornando um hábito simples, que se adota para sempre.”

O treinamento conta com carga horária de 6 horas e é ministrado por agentes de transporte e trânsito da SMU. Neste módulo, o facilitador foi o agente Jorge Lima. Todo conteúdo é relacionado à Sinalização de Trânsito, Educação para o Trânsito e Psicologia do Trânsito. Posteriormente, os monitores treinados podem ir à prática, na via. Durante a primeira semana de atuação, eles contam com a supervisão de um agente de trânsito.

Atualmente, a implantação da ação no Colégio dos Jesuítas está sendo realizada internamente, pois o trânsito de veículos e pessoas no interior da instituição são intensos.

Programação do Maio Amarelo

Nesta terça-feira, 17, a SMU, através da equipe de Educação para o Trânsito, promove uma Blitz Educativa no Colégio Internacional Saci, localizado no bairro Teixeiras, às 10h. Na próxima quarta-feira, 18, às 8h e às 15h, será promovida uma palestra sobre o tema “Violência no Trânsito”, na Associação Espírita do Grupo Semente. O evento vai contar com a participação de crianças e idosos, e também com a participação da Secretária de Assistência Social (SAS). Já na quinta-feira, 19, será realizado o Circuito e Orientação no Trânsito em parceria com a SAS, no Curumim do bairro São Pedro.

Para mais informações entre em contato com a equipe de Educação para o Trânsito da SMU pelo telefone 3690-8235, ou através do e-mail educatrans@pjf.mg.gov.br.

25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”