Na manhã desta quarta-feira, 11, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (Suprema) realizou um simulado de deslizamento de talude. Além da Defesa Civil, também participaram da simulação a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O evento simulou o deslizamento de um talude, demonstrando a atuação da Defesa Civil por meio de ações como resposta; o trabalho de mitigação em caso de instalação de lonas, e as atividades preparatórias, que são cursos de capacitação dos profissionais. A atividade teve caráter preventivo e de treinamento, o seu principal objetivo foi demonstrar a importância da integração entre cada órgão durante um caso grave de acidente.
Além do simulado, a engenheira e supervisora de Voluntariado e Educação Preventiva da Defesa Civil, Aline Gasparoni, ressaltou durante a palestra sobre a atuação da Defesa Civil após uma circunstância de acidente e em qual momento acioná-los. “Os engenheiros e técnicos da Defesa Civil realizam avaliação no local, analisando os possíveis riscos e, caso seja efetuando, realizando o isolamento do ambiente. Entretanto é necessário realizar o Boletim de Ocorrência através do 199, para acionar a Defesa Civil”, explica.