|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SRH
JUIZ DE FORA - 10/5/2022 - 16:06



SRH abre segunda fase do Líder+Ágil com encontro sobre racismo estrutural e assédio moral



Portal de Notícias PJF | SRH abre segunda fase do Líder+Ágil com encontro sobre racismo estrutural e assédio moral | SRH - 10/5/2022

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 10, no Teatro Paschoal Carlos Magno, a abertura da segunda fase do programa Lider+Ágil. Coordenado pela Secretaria de Recursos e Humanos (SRH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o encontro reuniu mais de 70 gerentes de secretarias da Administração Direta para o pontapé inicial da nova etapa do programa.

A abertura da fase 2 do Lider+Ágil trouxe a temática do racismo estrutural e do assédio moral para discussão. O evento contou com a participação especial do grupo de artes cênicas e políticas "As Ruths", que apresentou a peça "Desmedidas", explorando o tema, além da realização de uma roda de conversa, mediada pela gerente da Escola de Governo Municipal, Marina Neves, que debateu a questão. A roda contou com a participação da superintendente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Giane Elisa Sales Almeida, as membras da comissão central de prevenção e Combate ao Assédio Moral da PJF, Patrícia Santiago e Mericol Freitas, que também representou o titular da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Biel Rocha, a assessora da Funalfa, Maria Luiza Evaristo, e o secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas. 

“Precisamos não só da inserção de novas ferramentas de gestão, mas é fundamental a mudança de comportamento, com liderança, engajamento. O encontro inicial dessa nova fase do Lider+Ágil foi um convite a essa reflexão, utilizando de um tema muito importante e caro, que é essa discussão sobre o racismo estrutural e o assédio moral no trabalho”, destacou o titular da SRH, Rogério de Freitas. 

Entre os gerentes presentes, a avaliação foi positiva. Para o gerente do departamento de Planejamento do Território e Participação Popular da Seppop, Antônio Carlos da Hora, “é fundamental que uma administração como a atual se debruce sobre a questão do racismo estrutural. Quase nunca temos oportunidade de refletirmos sobre isso no ambiente de trabalho. Pegar esse tema e trazê-lo à tona, discutir isso, da relação de trabalho onde passamos a maior parte do nosso dia, é fundamental, principalmente como forma de enfrentamento”. 

De acordo com a gerente do departamento de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Patrícia Crochet, “o tema abordado é necessário, é preciso. Além de discutir, precisamos nos comprometer com essas proposições no cotidiano, nas formações das nossas equipes. Pensar nas nossas ações e se isso contribui para a prática racista”. O gerente do departamento de Programas, Ações Estratégicas e Gestão Participativa da Secretaria de Saúde, Flávio Henrique de Almeida Júnior, destacou como o treinamento tem sido fundamental para o desempenho da liderança no cotidiano dos departamentos. “O ser humano está em constante evolução. O treinamento é primordial para a melhoria do nosso serviço, da capacidade de gerir, de liderar e aprimorar nossa capacidade de liderança. É sempre bom ser tocado nesses pontos sensíveis, que permeiam essa questão de lidar com pessoas”, avaliou. 

O Líder+Ágil é desenvolvido pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH), através dos departamentos de Desenvolvimento do Servidor (DDS) e da Escola de Governo (DEG), e da Assessoria de Programação e Acompanhamento (APA). A segunda etapa está prevista para acontecer até julho. A primeira etapa foi realizada em 2021, entre outubro e dezembro, e atingiu mais de 100 gerentes da PJF. 

O objetivo é focar esforços na realização de atividades voltadas à transição da cultura organizacional, assumindo o compromisso de colaborar para a otimização do desempenho institucional e melhoria da performance de cada servidor. A proposta é também organizar e manter uma equipe que trabalhe com foco em gestão da cultura organizacional, gerando benefícios para todas as partes envolvidas: instituição e servidores, além de mobilizar servidores ocupantes de cargos de liderança para responsabilidades necessárias a um verdadeiro líder. 

 
 



 IMPRIMIR 
17/8/2022 - SESUC
Prefeitura assina termo de adesão para uso de solução tecnológica ofertada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
17/8/2022 - EMPAV
Operação tapa-buraco atende Av. Eugênio do Nascimento e outras 15 vias nesta quarta-feira, 17
17/8/2022 - SEDH
Atividades continuam durante o Agosto Lilás da Casa da Mulher
17/8/2022 - FUNALFA
12 iniciativas são contempladas no 17º Prêmio Amigo do Patrimônio
17/8/2022 - SEL
Inscrições para a “10ª Meia Maratona de Juiz de Fora” acontecem até este domingo, 21
17/8/2022 - EMPAV
Prefeitura realiza revitalização de diversas praças da cidade
17/8/2022 - SE
PJF oferece oficinas de Educação Inclusiva para profissionais das escolas municipais e creches parceiras
17/8/2022 - SETUR
Lounge Multicor oferece espaço de descanso para os visitantes da Rainbow Fest
17/8/2022 - SMU
PJF disponibiliza linha para o jogo Villa Real x Betis neste domingo, 21
17/8/2022 - SRH
Autoconhecimento foi o tema do primeiro encontro do Programa de Preparação para Aposentadoria
17/8/2022 - PROCON
Procon realiza nova pesquisa sobre preço do gás de cozinha
17/8/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quinta-feira, 18
17/8/2022 - PROCON
Procon/JF participa de encontros nacionais em Brasília
17/8/2022 - CESAMA
Obras de remodelação de rede de esgoto no bairro Santa Cândida já estão 70% concluídas
17/8/2022 - SEPUR
Sepur adia resultado do chamamento público do projeto Athis
17/8/2022 - SEDIC
Agosto Multicor promove palestra “Empreendendo na Prática – o dia a dia de um empreendedor brasileiro”
17/8/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para Office boy e outras oportunidades
17/8/2022 - SEL
Parque Municipal reforça regras de uso do espaço
17/8/2022 - SEDH
Prefeitura promove Feira das Ruas para a população em situação de rua
17/8/2022 - DEFESA CIVIL
Inscrição para curso gratuito sobre Patologia das edificações termina nesta quarta-feira, 17
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2