| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 10/5/2022 - 10:18



Livro financiado pelo Programa Cultural Murilo Mendes promove inclusão e interatividade



Portal de Notícias PJF | Livro financiado pelo Programa Cultural Murilo Mendes promove inclusão e interatividade | FUNALFA - 10/5/2022

Buscando promover o acesso universal e inclusivo à literatura, a professora e escritora Jéssica Gravino lança no próximo domingo, 15, o livro “Turma dos Dedos Falantes na Máquina do Tempo”. A cerimônia para convidados está agendada para às 18h, no Hotel Victory, localizado na Rua Chanceler Oswaldo Aranha 28, São Mateus. Já às 19h, acontece o lançamento virtual, no Instagram @jessicagravino. A obra é a segunda da série focada na divulgação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e apresenta ao leitor discussões importantes sobre o meio ambiente. A publicação tem financiamento do Programa Cultura Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). As ilustrações são assinadas por Paula Vasconcelos, e o projeto gráfico é do designer Vitor Faria.

Jéssica conta que a história apresenta personagens cativantes e recursos interativos. Nesta segunda obra, a turma ganha um novo integrante: Arizinho, que propõe reflexões sobre o mundo das pessoas com Síndrome de Down. Os personagens debatem sobre reciclagem, buscando sensibilizar as crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente. No meio disso tudo, voltam a momentos e lugares marcantes da história por meio de uma máquina do tempo”, revela a autora.

A Turma dos Dedos Falantes foi idealizada a partir da experiência da professora como intérprete de Libras em sala de aula. Segundo Jéssica, muitos alunos pediam para que ela traduzisse as histórias para alunos surdos. “Com essa vivência, decidi criar a série, cujo objetivo é aproximar e ensinar Libras para as crianças de uma forma lúdica e diferente.”

Lançado em 2020, o primeiro livro abordou temas como a surdez e a baixa visão, falando de inclusão por meio de um conteúdo didático e interativo, que convida o leitor a entrar em um mundo onde as crianças são muito especiais. “Os livros da série foram pensados e planejados para serem lidos em família e também nas escolas. A ideia é potencializar o desenvolvimento da consciência da criança, ativando seus sentidos e exercitando o bilinguismo (Português/Libras)”, pontua Jéssica.

Assim como no primeiro livro, Jéssica manteve os recursos interativos que ajudam a contar as novas aventuras da Turma dos Dedos Falantes. “A capa tem o braile escrito: QR Code. Assim, o cego sabe que em todas as páginas têm essa ferramenta de acessibilidade e apontará o celular.” Por meio de QR Codes inseridos na publicação, o leitor mirim também pode acessar conteúdos extras para que possa aprender de uma maneira leve e inovadora, se sentindo dentro da história. “Os vídeos produzidos para o novo volume são incríveis! Pudemos contar, também, com outros recursos inclusivos, como a audiodescrição, permitindo que deficientes visuais pudessem compreender melhor não só a história como as ilustrações”, conta a escritora.

Sobre a autora

Jéssica Gravino é formada em Letras, Letras-Libras e Pedagogia. Possui MBA em Gestão e Tutoria EAD e pós-graduação em alfabetização e letramento e em Libras, além de ser Mestre em Educação. O interesse em aprofundar seus conhecimentos em Libras começou quando ainda era estudante. Jéssica foi aluna de um colégio interno em Petrópolis (RJ) e lá teve seu primeiro contato com a língua de sinais e, também, pôde experienciar como um coral para surdos funciona. Desde então, busca se aperfeiçoar na área, realizando capacitações constantes e ministrando cursos de Libras online tanto para crianças quanto para adultos.




 IMPRIMIR 
23/2/2024 - PROCON
Procon interdita seis instituições financeiras com irregularidades
23/2/2024 - PREFEITURA
Dados do IBGE confirmam qualidade nos serviços de água e esgoto em Juiz de Fora
23/2/2024 - SS
PJF disponibiliza mais um mecanismo para denúncias de focos de dengue
23/2/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate à Endemias pelo município
23/2/2024 - PREFEITA
Prefeita recepciona 67 novas equipes do Programa Saúde da Família
23/2/2024 - SAS
Centro de Convivência do Bairro São Benedito recebe Cras Móvel neste sábado, 24
23/2/2024 - SAS
Ações de enfrentamento ao trabalho infantil são discutidas em grupo de trabalho
23/2/2024 - SEDIC
“Salada da Luzia” levará música e cerveja para a feira do Santa Luzia
23/2/2024 - SEDH
Migração internacional é tema de curso de formação para equipe do Cras São Pedro
23/2/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para nova turma do curso de oratória para servidores
23/2/2024 - SESUC
Cursos para a prevenção às violências têm grande adesão entre guardas municipais
23/2/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
23/2/2024 - SAS
Cras Costa Carvalho irá atender neste sábado, 24
23/2/2024 - PREFEITURA
Prefeitura entra com ação judicial contra loteador irregular no Linhares
23/2/2024 - SG
PJF promove encontro com moradores do Três Moinhos sobre o projeto “Rua de Brincar”
23/2/2024 - SESMAUR
PJF realiza ação de recolhimento de carros abandonados
23/2/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para abastecedor de tear e outras oportunidades
23/2/2024 - SETUR
“Caminhando pela História” oferece visita guiada ao Parque da Lajinha na sexta-feira, 1º de março
23/2/2024 - DEMLURB
Coleta seletiva no Aeroporto da Serrinha realizada pelo Demlurb integra ações do Programa Boniteza
22/2/2024 - CESAMA
Serviços da Cesama na BR-440 continuam nesta sexta-feira, 23
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2