| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 10/5/2022 - 10:18



Livro financiado pelo Programa Cultural Murilo Mendes promove inclusão e interatividade



Portal de Notícias PJF | Livro financiado pelo Programa Cultural Murilo Mendes promove inclusão e interatividade | FUNALFA - 10/5/2022

Buscando promover o acesso universal e inclusivo à literatura, a professora e escritora Jéssica Gravino lança no próximo domingo, 15, o livro “Turma dos Dedos Falantes na Máquina do Tempo”. A cerimônia para convidados está agendada para às 18h, no Hotel Victory, localizado na Rua Chanceler Oswaldo Aranha 28, São Mateus. Já às 19h, acontece o lançamento virtual, no Instagram @jessicagravino. A obra é a segunda da série focada na divulgação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e apresenta ao leitor discussões importantes sobre o meio ambiente. A publicação tem financiamento do Programa Cultura Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). As ilustrações são assinadas por Paula Vasconcelos, e o projeto gráfico é do designer Vitor Faria.

Jéssica conta que a história apresenta personagens cativantes e recursos interativos. Nesta segunda obra, a turma ganha um novo integrante: Arizinho, que propõe reflexões sobre o mundo das pessoas com Síndrome de Down. Os personagens debatem sobre reciclagem, buscando sensibilizar as crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente. No meio disso tudo, voltam a momentos e lugares marcantes da história por meio de uma máquina do tempo”, revela a autora.

A Turma dos Dedos Falantes foi idealizada a partir da experiência da professora como intérprete de Libras em sala de aula. Segundo Jéssica, muitos alunos pediam para que ela traduzisse as histórias para alunos surdos. “Com essa vivência, decidi criar a série, cujo objetivo é aproximar e ensinar Libras para as crianças de uma forma lúdica e diferente.”

Lançado em 2020, o primeiro livro abordou temas como a surdez e a baixa visão, falando de inclusão por meio de um conteúdo didático e interativo, que convida o leitor a entrar em um mundo onde as crianças são muito especiais. “Os livros da série foram pensados e planejados para serem lidos em família e também nas escolas. A ideia é potencializar o desenvolvimento da consciência da criança, ativando seus sentidos e exercitando o bilinguismo (Português/Libras)”, pontua Jéssica.

Assim como no primeiro livro, Jéssica manteve os recursos interativos que ajudam a contar as novas aventuras da Turma dos Dedos Falantes. “A capa tem o braile escrito: QR Code. Assim, o cego sabe que em todas as páginas têm essa ferramenta de acessibilidade e apontará o celular.” Por meio de QR Codes inseridos na publicação, o leitor mirim também pode acessar conteúdos extras para que possa aprender de uma maneira leve e inovadora, se sentindo dentro da história. “Os vídeos produzidos para o novo volume são incríveis! Pudemos contar, também, com outros recursos inclusivos, como a audiodescrição, permitindo que deficientes visuais pudessem compreender melhor não só a história como as ilustrações”, conta a escritora.

Sobre a autora

Jéssica Gravino é formada em Letras, Letras-Libras e Pedagogia. Possui MBA em Gestão e Tutoria EAD e pós-graduação em alfabetização e letramento e em Libras, além de ser Mestre em Educação. O interesse em aprofundar seus conhecimentos em Libras começou quando ainda era estudante. Jéssica foi aluna de um colégio interno em Petrópolis (RJ) e lá teve seu primeiro contato com a língua de sinais e, também, pôde experienciar como um coral para surdos funciona. Desde então, busca se aperfeiçoar na área, realizando capacitações constantes e ministrando cursos de Libras online tanto para crianças quanto para adultos.




 IMPRIMIR 
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
18/4/2024 - SE
Interdisciplinaridade entre Matemática e Ciências Sociais é tema de palestra na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves
18/4/2024 - SAS
Praça Teotônio Vilela recebe mais uma edição do “Rede na Praça”
18/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao Alto Grajaú neste sábado, 20
18/4/2024 - SG
Mais uma edição do “Coleta Seletiva na Praça” acontece na Praça da Estação nesta quinta, 18
17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal
17/4/2024 - SEL
PJF divulga o 5º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
17/4/2024 - EMCASA
Conselho de Habitação de Juiz de Fora está com inscrições para novos membros até sexta, 19
17/4/2024 - SE
Projeto “A turma está on” fomenta reflexões sobre diversidade na E. M. Manuel Bandeira
17/4/2024 - FUNALFA
Projeto do Edital Quilombagens oferece oficinas gratuitas de capoeira
17/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estofador e outras oportunidades
17/4/2024 - FUNALFA
Mostra no Centro Cultural Dnar Rocha discute a construção histórica do papel feminino
17/4/2024 - SETUR
Eventos e turismo LGBTQIA+ em Juiz de Fora são destaque na feira WTM
17/4/2024 - PREFEITA
Conselheiros Municipais de Saúde são empossados para o biênio 2024-2026
17/4/2024 - SEDH
Abertas inscrições para a III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2