| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 10/5/2022 - 10:18

Portal de Notícias PJF | Livro financiado pelo Programa Cultural Murilo Mendes promove inclusão e interatividade | FUNALFA - 10/5/2022

Buscando promover o acesso universal e inclusivo à literatura, a professora e escritora Jéssica Gravino lança no próximo domingo, 15, o livro “Turma dos Dedos Falantes na Máquina do Tempo”. A cerimônia para convidados está agendada para às 18h, no Hotel Victory, localizado na Rua Chanceler Oswaldo Aranha 28, São Mateus. Já às 19h, acontece o lançamento virtual, no Instagram @jessicagravino. A obra é a segunda da série focada na divulgação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e apresenta ao leitor discussões importantes sobre o meio ambiente. A publicação tem financiamento do Programa Cultura Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). As ilustrações são assinadas por Paula Vasconcelos, e o projeto gráfico é do designer Vitor Faria.

Jéssica conta que a história apresenta personagens cativantes e recursos interativos. Nesta segunda obra, a turma ganha um novo integrante: Arizinho, que propõe reflexões sobre o mundo das pessoas com Síndrome de Down. Os personagens debatem sobre reciclagem, buscando sensibilizar as crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente. No meio disso tudo, voltam a momentos e lugares marcantes da história por meio de uma máquina do tempo”, revela a autora.

A Turma dos Dedos Falantes foi idealizada a partir da experiência da professora como intérprete de Libras em sala de aula. Segundo Jéssica, muitos alunos pediam para que ela traduzisse as histórias para alunos surdos. “Com essa vivência, decidi criar a série, cujo objetivo é aproximar e ensinar Libras para as crianças de uma forma lúdica e diferente.”

Lançado em 2020, o primeiro livro abordou temas como a surdez e a baixa visão, falando de inclusão por meio de um conteúdo didático e interativo, que convida o leitor a entrar em um mundo onde as crianças são muito especiais. “Os livros da série foram pensados e planejados para serem lidos em família e também nas escolas. A ideia é potencializar o desenvolvimento da consciência da criança, ativando seus sentidos e exercitando o bilinguismo (Português/Libras)”, pontua Jéssica.

Assim como no primeiro livro, Jéssica manteve os recursos interativos que ajudam a contar as novas aventuras da Turma dos Dedos Falantes. “A capa tem o braile escrito: QR Code. Assim, o cego sabe que em todas as páginas têm essa ferramenta de acessibilidade e apontará o celular.” Por meio de QR Codes inseridos na publicação, o leitor mirim também pode acessar conteúdos extras para que possa aprender de uma maneira leve e inovadora, se sentindo dentro da história. “Os vídeos produzidos para o novo volume são incríveis! Pudemos contar, também, com outros recursos inclusivos, como a audiodescrição, permitindo que deficientes visuais pudessem compreender melhor não só a história como as ilustrações”, conta a escritora.

Sobre a autora

Jéssica Gravino é formada em Letras, Letras-Libras e Pedagogia. Possui MBA em Gestão e Tutoria EAD e pós-graduação em alfabetização e letramento e em Libras, além de ser Mestre em Educação. O interesse em aprofundar seus conhecimentos em Libras começou quando ainda era estudante. Jéssica foi aluna de um colégio interno em Petrópolis (RJ) e lá teve seu primeiro contato com a língua de sinais e, também, pôde experienciar como um coral para surdos funciona. Desde então, busca se aperfeiçoar na área, realizando capacitações constantes e ministrando cursos de Libras online tanto para crianças quanto para adultos.

23/2/2024 - PROCON
Procon interdita seis instituições financeiras com irregularidades
23/2/2024 - PREFEITURA
Dados do IBGE confirmam qualidade nos serviços de água e esgoto em Juiz de Fora