NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 9/5/2022 - 16:11

Portal de Notícias PJF | SS realiza I Seminário de Ações do Agente Comunitário de Saúde no Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses | SS - 9/5/2022

A importância do trabalho integrado na luta contra a Dengue, Zika e Chikungunya. Partindo deste princípio, foi realizado nesta segunda-feira, 9, pela Subsecretaria de Atenção à Saúde (SSAS), da Secretaria de Saúde (SS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no prédio da Vigilância em Saúde, o I Seminário de Ações do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses.

Assim como os Agentes de Combate às Endemias (ACE), os ACS desempenham suas funções nas diversas regiões do município, junto ao usuário, um trabalho importante de aproximação às famílias juizforanas. Especificamente, o Agente Comunitário de Saúde participa da promoção da saúde, na prevenção de doenças, faz a orientação aos usuários sobre onde procurar serviços na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), para além da atenção básica.

Visando aumentar a capilaridade do atendimento, sem misturar as ações dos agentes e nem desviar o principal foco de ação do ACS, o objetivo do seminário é contar com mais esse apoio na luta contra a Dengue e as arboviroses, montando uma estratégia para o combate às endemias e à vigilância em Saúde.

Segundo o Secretário de Saúde, Ivan Chebli, “o agente Comunitário de Saúde é um profissional fundamental e estratégico na composição das equipes de saúde da família. E pode ter um papel ainda mais importante nas ações de vigilância em Saúde, atuando em conjunto com os ACE, mapeando território, identificando riscos potenciais e fazendo uma intervenção conjunta, evitando sobretrabalho, racionalizando o processo de trabalho dos dois agentes voltados para as ações de promoção e vigilância em Saúde. Ou seja, essa oficina tem essa missão, mostrando a importância dessa integração”.

Para o Superintendente Regional de Saúde, Renan Guimarães de Oliveira, “é muito importante esse evento, a aproximação entre a SS e a Superintendência Regional de Saúde (SRS), coordenando esse processo de trabalho que se volta à atuação do ACS no combate às arboviroses, à dengue, e o quanto esse profissional tem de importância pro trabalho interdisciplinar, multiprofissional, dentro da atenção primária à saúde. Nós estamos aqui para apoiar, tentar demonstrar a importância desse profissional e também destacar as diretrizes de trabalho.”

Nesse mesmo sentido de destacar a importância do trabalho dos agentes, a Subsecretária de Atenção à Saúde, Joana D'Arc Zanelli, aponta que, “para poder enfrentar as arboviroses, contamos com a atuação no território. Então, o Agente de Endemias está no campo, assim como o Agente Comunitário de Saúde. E muitas vezes na visita domiciliar, o ACS pode identificar possíveis situações de foco e, assim, fazer uma integração de trocas de informações, sobre como orientar melhor aquela família ou solicitar uma visita para poder detectar e sanear melhor o espaço”.

O Agente Comunitário de Saúde e o Agente de Combate às Endemias, são figuras fundamentais à Saúde, pois, conforme o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Ferreira Tomaz, “possibilitam que as necessidades da população cheguem às equipes de profissionais que irão intervir junto à Comunidade. Não são trabalhos concorrentes, e sim complementares. A realização desta oficina permite uma retomada da integração entre os profissionais, ocasionando um planejamento e execução de ações no cuidado com a população, tendo como causa a promoção de saúde e um levar saber”.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais