Nesta terça-feira, 3, foi realizada uma reunião diferenciada para as coordenadoras das creches parceiras da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a equipe do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Secretaria de Educação (SE). O evento, que foi realizado no Parque da Lajinha, teve como tema o “Desemparedamento da Educação Infantil: Por Uma Educação Brincante Conectada à Natureza”, e trouxe as professoras Ana Rosa Moreira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Maria do Carmo Couto Teixeira, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), para uma manhã com diversas atividades brincantes, incluindo músicas, brincadeiras populares, resgate de memórias de infâncias e caminhada ecológica.
De acordo com a gerente do Departamento de Educação infantil da SE, Viviam Carvalho, “a nossa expectativa é que esse momento, essa vivência, chegue no cotidiano das instituições, das creches, das escolas, pensando na qualidade dessa experiência, em que o brincar é um eixo principal de interação nos contextos educativos”.
“A ideia aqui na nossa vivência é justamente propor esses momentos de vivenciar brincadeiras na natureza e com a natureza, e refletir sobre isso nos diferentes aspectos de desenvolvimento, na questão cognitiva, afetiva, nos relacionamentos sociais, no físico. No quanto essa experiência faz bem pro ser humano”, disse Ana Rosa Moreira.
Organizada pela SE em parceria com a UFJF, o Fórum de Educação Infantil Zona da Mata e a Aliança pela Infância, esta formação tem o objetivo de fortalecer as discussões sobre o tema da “Semana Mundial do Brincar deste ano: Confiar na Força do Brincar como uma ação transformadora essencial”, que ocorre entre os dias 21 e 29 deste mês.
A subsecretária de Articulação das Políticas Públicas Educacionais, Graciele Fernandes falou sobre a proposta pedagógica LêMundo que é um norteador de ações como esta. “Dentro das ações do LêMundo a gente objetiva desemparedar a formação de professores, e então, trazer para a cidade de Juiz de Fora a formação em espaços de experiências culturais, de conhecimento, transitar e conhecer os espaços públicos da nossa cidade”, explica Graciele.
Na próxima terça-feira, 10, será a vez das coordenadoras das 25 escolas municipais com o atendimento prioritário da educação infantil participarem de uma oficina literária seguindo a mesma temática deste encontro.