| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 11/4/2022 - 10:55

Conscientização sobre o Autismo é tema de formação da Secretaria de Educação

Portal de Notícias PJF | Conscientização sobre o Autismo é tema de formação da Secretaria de Educação | SE - 11/4/2022

Nesta quarta-feira, 13, a Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizará mais uma ação formativa, envolvendo os profissionais das escolas municipais e das instituições parceiras do município (creches). A partir das 19h, no canal da SE no YouTube, o pediatra e médico dos Ambulatórios de Autismo e Síndrome de Down, Antônio Aguiar, abordará o tema “Autismo: diagnóstico, epidemiologia e outras condições”.

A formação faz parte da proposta pedagógica intracurricular e interdisciplinar LêMundo, da Secretaria de Educação. Organizada em quatro eixos (Alfabetização, Educação Inclusiva, Literarte e TICs), a proposta LêMundo busca garantir, na perspectiva inclusiva, o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos público da política da educação especial (alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento - TEA - e altas habilidades/superdotação) nas escolas regulares.

“Construir uma proposta educacional comprometida com os direitos humanos e que tenha como eixo a valorização da diversidade humana não é, apenas, oferecer suporte ao trabalho desenvolvido pela escola no tocante às diferenças. Não é inserir alunos com deficiência em classes comuns e desenvolver projetos específicos para este ou outro segmento populacional historicamente excluído. Quando falamos de inclusão e diversidade, estamos falando das múltiplas possibilidades e singularidades presentes no contexto escolar”, destaca a gerente do Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando (Diae) da SE, Ana Paula Xavier.

LêMundo

A SE iniciou em março deste ano a nova proposta pedagógica do município, intitulada LêMundo. A iniciativa tem como objetivo garantir a todos os estudantes o primeiro direito à aprendizagem, que é o direito à leitura e à escrita. E, em virtude desse direito, é proposto o “desconfinamento” da leitura e da escrita enquanto responsabilidade única da área de conhecimento da Língua Portuguesa, focando, assim, em um ensino interdisciplinar que amplia as práticas de linguagem.

Nesta nova proposta pedagógica, a função do educador é apresentar o que será lido e mediar o processo de interpretar e estabelecer significados dessas leituras. O educador deve também promover experiências e situações que conduzam à formação de leitores e escritores capazes de dominar as múltiplas formas de linguagens e de reconhecer os variados e inovadores recursos tecnológicos.

12/4/2024 - PREFEITURA
Nota sobre o Hospital Regional
12/4/2024 - PROCON
Agentes do Procon participam de capacitação de Fiscalização de Transporte Rodoviário