NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 1/4/2022 - 11:26

Portal de Notícias PJF | SE publica vídeos em homenagem às mulheres com obras de escritoras brasileiras e Villa Lobos | SE - 1/4/2022

Nesta quinta-feira, 31 de março, foram publicados dois vídeos nas mídias sociais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) desenvolvidos pela Secretaria de Educação (SE) com o apoio da Secretaria de Comunicação Pública (Secom). O objetivo foi participar das homenagens às mulheres. As ações foram coordenadas pelo professor Cristiano Fernandes, diretor do Grupo Caravana de Histórias, da SE.

Obra de Villa Lobos

O vídeo Bachianas Brasileiras nº5 é uma apresentação musical da obra de Villa Lobos de mesmo nome. A canção tem como intérprete a professora Michelle Flores e no violão o professor Guto Cimino, que também dirigiu o vídeo. A gravação foi feita no Teatro Paschoal Carlos Magno trazendo um aspecto artístico relevante. A edição foi feita por Tulio Edson e imagens por Thyago Douetts.

Poemas feitos de Mulher para Mulher

Com o tema Poéticas das Mulheres, o segundo vídeo trouxe nove professoras que participam do Caravana de Histórias, declamando poemas escritos por autoras mulheres e que trabalham temáticas relacionadas à mulher, sendo que três destes são de autoria das próprias professoras. Débora Travnik trouxe o seu poema, “Digo às Mulheres”, Mafalda Sousa declamou o poema “Mulher” e Lizete Dias homenageou Marisélia Souza, contadora de histórias do Grupo Caravana de Histórias. O vídeo conta ainda com tradução em libras para atender a acessibilidade.

Confira a lista dos demais poemas:

Casamento, de Adélia Prado - Profª Joelma Rocha Maia

Oferta de Aninha (aos moços), de Cora Coralina - Profª Áurea Gabriela Lins Rodrigues

Quando Chegar, de Martha Medeiros - Profª Juliana Angelo Gomes

Amarelinha, de Marisélia Souza - Profª Lizete Dias de Lima

Motivo, de Cecília Meireles - Profª Wilman Dias Sales

Todas as Vidas, de Cora Coralina - Profª Solimar Rosa da Silva

Com Licença Poética, de Adélia Prado - Profª Bianca Fernandes

A ação integra a campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”. Coordenada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH),celebrado a partir do dia 8 de março, com atividades temáticas que seguiram até o dia 31 do mesmo mês.

Sobre o Grupo

O grupo “Caravana de Histórias", dirigido pelo professor Cristiano Fernandes, compõe uma das ações do “Programa Arte/Educação da Rede Municipal”, e é desenvolvido pelo Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação, por meio da Supervisão de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania, sendo um desdobramento da proposta de formação continuada “Leitura e Contação de Histórias”, iniciada em 2014, com o intuito de estimular a prática artística da contação de histórias no cotidiano das escolas.

Outras informações podem ser obtidas por meio das mídias sociais ou e-mail do grupo:

Instagram: @caravanadehistorias

Facebook: Caravana de Histórias

E-mail: caravanadehistoriasjf@gmail.com

4/10/2022 - SS
Prorrogada a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes
SEDH recebe doação de 500 cestas básicas da Cesama
4/10/2022 - FUNALFA
Museu Ferroviário oferece visitas guiadas para grupos
4/10/2022 - SEAPA
PJF realiza 1º Fórum de Produtores do APL do Queijo Minas do Caminho Novo
4/10/2022 - SESUC