A Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora (Emcasa) realizou nesta quinta-feira, 16, uma mesa de debates para a implementação do Programa de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) em Juiz de Fora, “Casa Saudável-Moradia Digna”. O debate foi realizado de forma virtual, pelo canal do YouTube da Emcasa, às 16h.
A mesa proposta inaugura as ações do Projeto Piloto de ATHIS a serem executadas pela Emcasa, em parceria com a Subsecretaria de Habitação (SSUHAB) da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) e da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SSPDC) da Secretaria de Governo (SG) de Juiz de Fora, de acordo com edital de chamamento público nº 001/2021 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), denominado Casa Saudável – Moradia Digna, em que a Emcasa foi selecionada a participar.
Durante o debate, os convidados dividiram suas experiências de prestação de serviço de assistência técnica pelo poder público em diferentes escalas. A troca de experiências visa a qualificar o debate técnico, e auxiliar na construção de um programa de ATHIS municipal, com melhor permeabilidade no território de atuação e embasamento técnico e social.
A execução do edital prevê um projeto de melhorias habitacionais que será realizado na região da Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) da Vila Bejani, no bairro Jardim Natal. A família a ser beneficiada deverá atender aos critérios de seleção da recente Lei Municipal 14.272, de 4 de novembro de 2021. Os imóveis serão selecionados também conforme a situação de insalubridade do imóvel e família.
Os palestrantes convidados foram a diretora de Áreas de Risco e Assistência Técnica da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Isabel Volponi; a chefe do Escritório Público de Arquitetura da Secretaria de Infraestrutura de Salvador da Prefeitura de Salvador, Anuska Iglesias Bautista; o diretor de Fiscalização de Obras e Meio ambiente da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Maricá, Bruno Marins.
O evento conta com a presença da prefeita Margarida Salomão; da secretária de Governo, Cidinha Louzada; da Diretora-presidente da Emcasa, Lívia Delgado; da secretária de Planejamento Urbano (Sepur), Fabíola Ramos; do coordenador da Comissão de Assistência Técnica em Habitação de Interesse social do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), Lucas Lima Leonel Fonseca.
Como mediadores, Fabrício Zanoli, diretor Técnico e Social da Emcasa e Ana Paula Luz, gerente do Departamento de Habitação da Subsecretaria de Habitação/SUHAB.
Ao final, foi aberto espaço para perguntas da comunidade.
Outras informações:
(32) 3217-1400