NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 8/12/2021 - 14:29

Secretária de Saúde realiza live sobre o Dezembro Vermelho

Portal de Notícias PJF | Secretária de Saúde realiza live sobre o Dezembro Vermelho | SS - 8/12/2021
A secretária de Saúde de Juiz de Fora, Ana Pimentel, irá realizar uma live nesta quinta-feira, 9, às 17h, para falar sobre a prevenção ao HIV/Aids e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em prol do Dezembro Vermelho. A live contará com a participação do ator, diretor e escritor Drew Persí; do gerente do Departamento IST/Aids da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) da PJF, Jefferson Nascimento; e da vereadora Laiz Perrut.

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam uma queda no número de registros de casos detectados de HIV em comparação aos anos anteriores. Ainda de acordo com o MS, a queda pode ser explicada pela pandemia de Covid-19, que contribuiu pela evasão dos usuários. No ano de 2019, foram registrados 43.312 casos de HIV contra 32.701 em 2020, uma queda de aproximadamente 25%.

Além disso, o Brasil faz parte da Declaração de Paris, instituída pelas Nações Unidas (Unaids), que visa ao controle da Aids, e cujas metas são conhecidas como: 90-90-90, onde 90% das Pessoas que Vivem com HIV (PVHIV) teriam acesso e conhecimento do seu estado sorológico, 90% destas teriam acesso à Terapia Antirretroviral (TARV) e 90% se tornarem indetectável, que é igual a intransmissível, quebrando, assim, a cadeia de transmissão do vírus. No Brasil, 89 % conhecem seu estado sorológico, 81% das PVHIV estão em tratamento e destes 95% apresentam carga viral indetectável, ou seja, não transmitem o HIV nas relações sexuais.

A secretária de Saúde, Ana Pimentel, reforça a necessidade de debater as ações voltadas para a prevenção e os cuidados com o corpo. “Não só em dezembro, mas o ano inteiro deve ser de cuidados e prevenção. Temos no Brasil um dos melhores sistemas de tratamento contra a Aids no mundo. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de graça um serviço de qualidade a toda a população que necessita do acesso. Somos referência mundial, mas infelizmente retrocessos estão acontecendo. Temos de lidar com esses desafios e firmar o compromisso do SUS em atender todos e todas”, pontua.

Para Drew Persí, discutir o HIV após 40 anos de luta, é discutir classe. “Precisamos entender a importância de políticas públicas para assegurar os direitos desses corpos e o impacto social positivo a partir do acolhimento humanizado! É um assunto nosso, e precisamos falar sobre ele não só no Dezembro Vermelho, mas todos os dias! Se o preconceito e estigma matam, a informação salva vidas", comenta.

A vereadora Laiz Perrut afirma que o preconceito ainda existente na sociedade afeta a vida destas pessoas. "A live não é só para falar sobre a luta das pessoas que vivem com HIV e Aids, mas também um momento de informação, fundamental para a quebra de paradigmas. Momento de ouvir quem está no dia a dia convivendo com o vírus. Com essa conversa, podemos pensar juntos políticas públicas para a Juiz de Fora e formas de construir uma sociedade onde a prevenção, a testagem e o tratamento chegue a todos os cantos do Brasil, sem estigmas ou preconceito."

A live será transmitida ao vivo pelo Instagram da secretária Ana Pimentel (@ana.limapimentel).

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS