NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 8/12/2021 - 14:11

Demlurb intensifica coleta conteinerizada na região Central da cidade

Portal de Notícias PJF | Demlurb intensifica coleta conteinerizada na região Central da cidade | DEMLURB - 8/12/2021
A região Central de Juiz de Fora passou a contar com novos contentores que irão auxiliar no serviço de coleta de resíduos. Inicialmente, 42 equipamentos, com capacidade de armazenar mil litros, serão distribuídos nas ruas Mister Morre, Marechal Deodoro, Halfeld, Barão de São João Nepomuceno, Braz Bernardino e Batista de Oliveira.

O mapeamento dos locais para recebimento dos contentores foi realizado pela equipe de Geoprocessamento da Assessoria de Programação e Acompanhamento (APA) do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Foram considerados os locais com maior acúmulo de resíduos, ausência ou difícil acesso para caminhão coletor e que não contavam com a presença de contentores.

Assista ao vídeo:

Em reunião realizada na nova sede do Centro de Apoio à Coleta, na Rua Dr. Paulo Frontin, 169, no Centro, as diretorias Geral e Operacional do Demlurb, servidores, e representantes comerciantes e moradores da região Central, abordaram sobre a importância da disponibilização dos equipamentos nos locais traçados.

A diretora-geral do Demlurb, Gisele Pereira Teixeira, explica que “esses contenedores fazem parte das ações do programa Boniteza no Centro, visando a melhorias na limpeza pública em geral do Centro da cidade”. Para a diretora, a contribuição da população é fundamental para a preservação desses equipamentos. “Eles são para resíduos domiciliares de quem mora na região Central, e também para resíduo comercial, não sendo permitida a colocação de entulho da construção civil e materiais pesados e pontiagudos que possam danificá-lo”. Gisele ainda ressalta que “nesse primeiro momento, os trabalhos de coleta conteinerizada no Centro serão monitorados para que seja avaliada a necessidade de possíveis adaptações e melhorias”.

A subsíndica de um prédio residencial que fica entre a Rua São João e a Avenida Barão do Rio Branco, Katia Bôtto, afirma que “a aquisição dos novos contentores era uma reivindicação antiga dos moradores” e que agora “eles vão ajudar a manter organizada a coleta de lixo no local, evitando, assim, a proliferação de vetores”.

O comerciante e presidente da SPM Pró-Centro, Jefferson Santos, reitera a importância dessa iniciativa. “A equipe do Demlurb vem trabalhando com muito afinco e empenho para resolver a situação do descarte de lixo em Juiz de Fora. Muitas coisas ainda virão para melhorar, para que a cidade possa ficar cada vez mais convidativa e limpa”.

Michelle Memede é gerente de uma loja de roupas no Centro e afirma que “os contenedores chegaram em boa hora, tendo em vista as proximidades das festas de final de ano que acabam elevando a geração de resíduos, tanto das residências como do comércio. Além de facilitar o descarte, vai acabar com a poluição visual provocada pelos sacos de lixo que ficavam acumulados na rua em frente as lojas”, acrescenta.

Coleta na região Central de Juiz de Fora

De segunda a sexta-feira, a partir das 16h, os servidores do Demlurb que atuam no serviço de coleta da região Central iniciam a retirada dos contentores do prédio do Centro de Apoio à Coleta para levá-los aos pontos mapeados. Por volta das 16h30 eles já estão posicionados nesses locais para que a população possa realizar o descarte de lixo. A coleta é feita pelo caminhão no turno da noite, a partir das 18 horas. Já aos sábados, o deslocamento dos contenedores para as ruas da cidade inicia ao meio dia e a coleta é realizada a partir das 14 horas. Após o recolhimento do lixo, os equipamentos voltam para o Centro de Apoio à Coleta para serem higienizados.

Leia também: Demlurb recebe carregamento de 300 lixeiras do tipo papeleira e cem contentores novos

Ouça o podcast AconteceJF

Outras informações:
(32) 3690-3537 - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb)

17/1/2022 - EMPAV
Programa Boniteza realiza operação tapa-buracos em sete bairros da cidade
17/1/2022 - SS
Confira a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira, 18
17/1/2022 - SESMAUR
Com acompanhamento e autorização prévia, movimentação de terra de até 500 m³ será permitida
17/1/2022 - SEPPOP
Projeto “Territórios da Cidadania” oferece vagas de emprego para moradores de JF