NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 7/12/2021 - 17:40

Farmácia Central realiza evento que integra o “Dezembro Vermelho”

Portal de Notícias PJF | Farmácia Central realiza evento que integra o “Dezembro Vermelho” | SS - 7/12/2021
A Farmácia Central da Secretaria de Saúde (SS) da PJF realiza nesta quinta-feira, 9, das 9h às 12h, uma ação em saúde, abordando o tema HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em alusão ao Dezembro Vermelho.

Dados do Ministério da Saúde, apontados no boletim epidemiológico de HIV/Aids de 2021, revelam uma queda no número de registros de casos detectados de HIV notificados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), em comparação aos anos anteriores. Ainda de acordo com o MS, a queda pode ser explicada pela pandemia de Covid-19, que contribuiu pela evasão dos usuários provocada pelo isolamento e direcionamento dos serviços de saúde para o apoio à pandemia. No ano de 2019, foram registrados 43.312 casos de HIV contra 32.701 em 2020, uma queda de aproximadamente 25%.

Além disso, o Brasil faz parte da Declaração de Paris, instituída pelas Nações Unidas (Unaids), que visa ao controle da Aids, e cujas metas são conhecidas como: 90-90-90, onde 90% das Pessoas que Vivem com HIV (PVHIV) teriam acesso e conhecimento do seu estado sorológico, 90% destas teriam acesso à Terapia Antirretroviral (TARV) e 90% se tornarem indetectável, que é igual a intransmissível, quebrando, assim, a cadeia de transmissão do vírus. No Brasil, 89 % conhecem seu estado sorológico, 81% das PVHIV estão em tratamento e destes 95% apresentam carga viral indetectável, ou seja, não transmitem o HIV nas relações sexuais.

Para o farmacêutico da Farmácia Central, Thiago Soares, na busca de atingirmos esta meta, todos os atores e atividades são importantes, pois “somos semeadores de conhecimento. Na era da informação de fácil acesso, é preciso estar preparado para atender as demandas cada vez mais elaboradas, cabendo ao profissional de saúde atuar como um ‘’filtro’’ frente a tanta desinformação sobre HIV/AIDS e ISTs. Os jovens hoje representam a maior porcentagem de novos casos entre as demais faixas etárias para o HIV, então mudanças de comportamento na sociedade são importantes na temática da saúde sexual. Falar sobre sexo, prazer, orientação sexual, respeito e comportamento de risco deve ser natural, precisamos mudar este cenário, que é cultural”, afirma.

Dentre as ações voltadas para o Dezembro vermelho estão a distribuição de cartilhas, do laço vermelho, símbolo da campanha, do preservativo externo (masculino), roda de conversa, instrução de como utilizar o preservativo interno (feminino) e o externo, o fluxo na rede SUS para a testagens sorológicas, a prevenção combinada ao HIV e as IST’s, envolvendo a profilaxia pré-exposição (PrEP), por exemplo. A PrEP prevê o uso contínuo de antirretrovirais para reduzir o risco de adquirir a infecção, enquanto a pós-exposição (PEP) consiste no uso destes medicamentos em situações de exposição ao vírus. Ela deve ser iniciada, preferencialmente, nas primeiras duas horas, para melhor eficácia, e até 72 horas após a exposição.

Também serão explicitados os trabalhos realizados pelo Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) da Prefeitura. São três serviços: o de Assistência Especializada (SAE) em HIV/Aids, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM). Todos são oferecidos via Sistema Único de Saúde (SUS), sem custos para os pacientes.

A Farmácia Popular fica na Rua Espírito Santo, 1.064, no Centro.

18/1/2022 - SS
Secretária de Saúde da PJF realiza live com pesquisadora Margareth Dalcolmo
18/1/2022 - SO
Programa Boniteza promove 108 intervenções de zeladoria nesta terça, 18