NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 7/12/2021 - 17:04

Prefeitura tem canal de denúncias para furtos em imóveis públicos

Portal de Notícias PJF | Prefeitura tem canal de denúncias para furtos em imóveis públicos | SESUC - 7/12/2021
O furto de fios elétricos e de materiais metálicos em unidades dos serviços públicos municipais vem trazendo, além de prejuízos para reposição de peças, a interrupção de serviços essenciais à população. No último domingo, 5, a elevatória de água da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) JK/Tiguera foi alvo da ação, comprometendo o abastecimento de água para milhares de pessoas. Por essa razão, a Prefeitura solicita a colaboração de todas e todos para que o direito ao bem público seja garantido, realizando denúncia em caso de invasão e furto em unidades de serviços públicos. Diante de ação de dano, a pessoa deve comunicar pelo telefone 153 da Guarda Municipal ou pelo aplicativo Cidade Segura.

Já são 21 registros de furtos deste tipo contabilizados apenas pela Cesama no município em 2021. Muito mais do que o dano patrimonial, os impactos gerados na vida da população, que depende dos serviços, geram a paralisação de outros serviços, prejuízos ao comércio e interferem num direito fundamental das pessoas que é o acesso à água.

Em Juiz de Fora, a questão dos furtos de materiais metálicos e fiações elétricas passou a ter uma nova abordagem neste ano. As operações focam os receptores destes itens, que comercializam e geram demanda da ação delituosa. A operação “Hefestos” vistoriou 15 ferros-velhos da cidade e identificou e recuperou quase duas toneladas de produto de furto.

Aplicativo Cidade Segura

O aplicativo Cidade Segura pode ser baixado na loja de aplicativos do celular. O manuseio é fácil e intuitivo. Na tela inicial constam cinco ações possíveis: faça uma denúncia; telefones úteis; fale conosco; estatísticas; e notícias. No botão “denúncias” o cidadão envia a informação de dano ao patrimônio público. Ele ainda tem a opção de inserir uma imagem, detalhando melhor a situação flagrada. Depois é só enviar. O conteúdo é encaminhado imediatamente ao setor responsável pelo recebimento da demanda.

Central de Atendimento 153

A Central de Atendimento 153, da Guarda Municipal, é um serviço de plantão 24 horas. Trata-se de um canal aberto à população para solicitações e denúncias relativas à área de atuação da Guarda Municipal.

19/4/2024 - SETUR
Plano Municipal de Turismo discute atualização em evento na terça, 23
19/4/2024 - SS
19/4/2024 - SESMAUR