NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 7/12/2021 - 14:23

Portal de Notícias PJF | “Árvore da Esperança”, no São Bernardo, recebe decoração de Natal produzida por artesãs acauteladas | SG - 7/12/2021
A árvore do Mirante São Bernardo, que será chamada de “Árvore da Esperança”, receberá iluminação e enfeites de natal na quinta-feira, 16, a partir das 19h. As responsáveis pela decoração são as mulheres da Penitenciária de Juiz de Fora I - José Edson Cavalieri - que estão participando de uma oficina para confecção de enfeites com materiais recicláveis promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A ação busca chamar atenção para a questão ambiental, além de capacitar as detentas e promover integração.

A iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está sendo coordenada pela Secretaria de Governo (SG) e pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), a partir do Programa Boniteza. A secretária de governo, Cidinha Louzada, ressalta a importância da ação. "Nesta gestão, acreditamos e trabalhamos por uma Juiz de Fora para todos e todas. A decoração da Árvore da Esperança, além de promover integração e inclusão, também incentiva a sustentabilidade. Todos os enfeites estão sendo produzidos por mulheres acauteladas e por pessoas da comunidade a partir de materiais recicláveis. É um trabalho de artesanato que vai trazer beleza e alegria para a cidade no período natalino", pontua.

A supervisora da SG, Efigênia Viana, realiza uma oficina para confecção dos enfeites recicláveis com 16 detentas desde novembro e destaca o impacto da ação sobre essas mulheres. “O mês mais complicado para essas mulheres é o mês de dezembro, devido às celebrações de natal. É a época que elas mais sentem falta de suas famílias. As oficinas estão levando o sentimento natalino”. A comunidade de São Bernardo também está apoiando e participando de oficinas diárias no Salão Paroquial da Igreja do Mirante para confecção da decoração.

Além da iluminação no mirante, será inaugurada uma árvore dentro da penitenciária. A diretora de Atendimento da Penitenciária de Juiz de Fora I - José Edson Cavalieiri, Lucinda Tavares, ressalta que o projeto deu a oportunidade de 16 mulheres vivenciarem um natal diferente este ano. “Esta iniciativa está sendo um refrigério neste fim de ano, a produção está a todo vapor e a sensação de presentear a cidade com a decoração de uma árvore é emocionante. Aproveitamos para enfeitar também uma árvore em nossa Unidade para celebrar esta data tão importante para todos nós”, destaca.

A proposta se alinha com o Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, recém-lançado, que aponta a necessidade de implementar e contribuir com os projetos de reinserção social para egressos do sistema prisional. Como explica a secretária de segurança urbana e cidadania, Letícia Delgado, o objetivo é humanizar e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento profissional, a fim de favorecer um recomeço com mais dignidade. “Árvores de Natal simbolizam a vida. E esse é o presente que queremos oferecer à cidade, com árvores decoradas, artesanalmente, pelas mãos de mulheres que se encontram em privação de liberdade. A iniciativa trabalha na perspectiva do resgate da cidadania, mostrando que ações simples podem surtir bons resultados, tanto para quem está aqui fora, como para quem está dentro do sistema prisional. Isso dá visibilidade para um campo muitas vezes estigmatizado e muda o olhar sobre as artesãs que deram vida a cada enfeite. É a ressignificação de materiais recicláveis e de futuros pingentes para árvores de mulheres detentas que fazem da arte o caminho para a reinserção social”, afirma.

Foto: Carlos Mendonça

18/1/2022 - SO
Programa Boniteza promove 108 intervenções de zeladoria nesta terça, 18
17/1/2022 - EMPAV