|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 7/12/2021 - 14:23



“Árvore da Esperança”, no São Bernardo, recebe decoração de Natal produzida por artesãs acauteladas



Portal de Notícias PJF | “Árvore da Esperança”, no São Bernardo, recebe decoração de Natal produzida por artesãs acauteladas | SG - 7/12/2021
A árvore do Mirante São Bernardo, que será chamada de “Árvore da Esperança”, receberá iluminação e enfeites de natal na quinta-feira, 16, a partir das 19h. As responsáveis pela decoração são as mulheres da Penitenciária de Juiz de Fora I - José Edson Cavalieri - que estão participando de uma oficina para confecção de enfeites com materiais recicláveis promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A ação busca chamar atenção para a questão ambiental, além de capacitar as detentas e promover integração.

A iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está sendo coordenada pela Secretaria de Governo (SG) e pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), a partir do Programa Boniteza. A secretária de governo, Cidinha Louzada, ressalta a importância da ação. "Nesta gestão, acreditamos e trabalhamos por uma Juiz de Fora para todos e todas. A decoração da Árvore da Esperança, além de promover integração e inclusão, também incentiva a sustentabilidade. Todos os enfeites estão sendo produzidos por mulheres acauteladas e por pessoas da comunidade a partir de materiais recicláveis. É um trabalho de artesanato que vai trazer beleza e alegria para a cidade no período natalino", pontua.

A supervisora da SG, Efigênia Viana, realiza uma oficina para confecção dos enfeites recicláveis com 16 detentas desde novembro e destaca o impacto da ação sobre essas mulheres. “O mês mais complicado para essas mulheres é o mês de dezembro, devido às celebrações de natal. É a época que elas mais sentem falta de suas famílias. As oficinas estão levando o sentimento natalino”. A comunidade de São Bernardo também está apoiando e participando de oficinas diárias no Salão Paroquial da Igreja do Mirante para confecção da decoração.

Além da iluminação no mirante, será inaugurada uma árvore dentro da penitenciária. A diretora de Atendimento da Penitenciária de Juiz de Fora I - José Edson Cavalieiri, Lucinda Tavares, ressalta que o projeto deu a oportunidade de 16 mulheres vivenciarem um natal diferente este ano. “Esta iniciativa está sendo um refrigério neste fim de ano, a produção está a todo vapor e a sensação de presentear a cidade com a decoração de uma árvore é emocionante. Aproveitamos para enfeitar também uma árvore em nossa Unidade para celebrar esta data tão importante para todos nós”, destaca.

A proposta se alinha com o Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, recém-lançado, que aponta a necessidade de implementar e contribuir com os projetos de reinserção social para egressos do sistema prisional. Como explica a secretária de segurança urbana e cidadania, Letícia Delgado, o objetivo é humanizar e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento profissional, a fim de favorecer um recomeço com mais dignidade. “Árvores de Natal simbolizam a vida. E esse é o presente que queremos oferecer à cidade, com árvores decoradas, artesanalmente, pelas mãos de mulheres que se encontram em privação de liberdade. A iniciativa trabalha na perspectiva do resgate da cidadania, mostrando que ações simples podem surtir bons resultados, tanto para quem está aqui fora, como para quem está dentro do sistema prisional. Isso dá visibilidade para um campo muitas vezes estigmatizado e muda o olhar sobre as artesãs que deram vida a cada enfeite. É a ressignificação de materiais recicláveis e de futuros pingentes para árvores de mulheres detentas que fazem da arte o caminho para a reinserção social”, afirma.

Foto: Carlos Mendonça



 IMPRIMIR 
18/1/2022 - SO
Programa Boniteza promove 108 intervenções de zeladoria nesta terça, 18
17/1/2022 - EMPAV
Programa Boniteza realiza operação tapa-buracos em sete bairros da cidade
17/1/2022 - SS
Confira a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira, 18
17/1/2022 - SESMAUR
Com acompanhamento e autorização prévia, movimentação de terra de até 500 m³ será permitida
17/1/2022 - SEPPOP
Projeto “Territórios da Cidadania” oferece vagas de emprego para moradores de JF
17/1/2022 - DEMLURB
Equipe do Demlurb se depara com bota-fora irregular durante varrição no Vitorino Braga
17/1/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil abre vagas para capacitação com moradores de Santa Luzia e região
17/1/2022 - FUNALFA
Inscrições para o Desafio de Tênis de Mesa da Praça CEU serão abertas nesta terça, 18
17/1/2022 - SEAPA
Última semana de inscrições para suporte da colheita e ensilagem do milho safra
17/1/2022 - SESMAUR
Fiscalização interdita casa de show na Zona Norte de Juiz de Fora
17/1/2022 - CESAMA
Cesama concede desconto nas contas de janeiro para atingidos pelas chuvas
17/1/2022 - EMPAV
Empav prossegue com choque de zeladoria em praças e vias do município
17/1/2022 - CESAMA
Cesama implanta 50% da nova rede de recalque da Rua Santa Terezinha
17/1/2022 - SETUR
Servidores da Setur fazem imersão e definem metas para 2022
17/1/2022 - SS
Secretaria de Saúde divulga locais de vacinação infantil
17/1/2022 - CESAMA
Cesama realiza manutenção em Igrejinha e região terá abastecimento afetado nesta 4ª
17/1/2022 - SO
Com 99 intervenções de zeladoria, Programa Boniteza atua em todas regiões
14/1/2022 - SESUC
Guarda Municipal recolhe 208 animais em 2021
14/1/2022 - EMPAV
Programa Boniteza realiza operação tapa-buraco na Avenida JK
14/1/2022 - SEDH
Casa da Mulher realiza reunião com representantes de movimentos populares feministas
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2